Participe do fórum, é rápido e fácil

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Waldemar Guimarães - Whey Protein ou Caseína?

2 participantes

Ir para baixo

Waldemar Guimarães - Whey Protein ou Caseína? Empty Waldemar Guimarães - Whey Protein ou Caseína?

Mensagem  Heraldo Costa Sáb Ago 25, 2012 8:59 am

Atualmente, muito se fala da importância da CASEÍNA em um programa alimentar com objetivo de ganho de massa muscular, tirando, certas vezes, o protagonismo da famosa proteína do soro do leite, mais conhecida como WHEY PROTEIN. Mas afinal, qual das duas é mais importante? Em primeiro lugar, podemos dividir as proteínas em anabólicas e anticatabólicas, sendo a WHEY PROTEIN anabólica pela sua ação rápida, e a CASEÍNA anticatabólica pela sua digestão lenta. Aproximadamente uma hora após a ingestão de uma quantidade quase equivalente de proteínas, o nível plasmático de aminoácidos é muito mais elevado nos usuários de WHEY PROTEIN do que nos que consumiram CASEÍNA. Entretanto, três horas após a ingestão, o nível de aminoácidos do grupo WHEY PROTEIN retornou ao nível anterior ao consumo, enquanto ele permaneceu elevado no grupo CASEÍNA. A absorção lenta da CASEÍNA é explicada em grande parte por uma precipitação que ocorre no estômago em contato com o meio ácido. A vantagem dessa precipitação é que o usuário não teria a necessidade de fracionar a ingestão proteica frequentemente, por isso se aconselha a ingerir a CASEÍNA à tarde ou à noite. Por outro lado, o uso do WHEY PROTEIN é aconselhado pela manhã ao acordar e logo após o treinamento. Contudo, a ciência quase nunca é exata, e alguns artigos científicos comprovam que indivíduos que ingeriram CASEÍNA logo após o treinamento tiveram o mesmo resultado em relação à síntese proteica (ganho de massa muscular) do que aqueles que consumiram WHEY PROTEIN. Vale ressaltar, que o WHEY PROTEIN é rico em LEUCINA, aminoácido essencial para síntese proteica que gera um ambiente totalmente anabólico quando ingerido logo após o treino, todavia sua concentração na CASEÍNA é insignificante. Diante desta confusão gerada pela suplementação de CASEÍNA e WHEY PROTEIN recomenda-se muitas vezes misturar as duas proteínas. O objetivo desta combinação é copiar a composição do leite materno humano que combina efetivamente cerca de 50% de WHEY PROTEIN e 50% de CASEÍNA. A ideia é que, se essa mistura estimula o crescimento de recém-nascidos, fará o mesmo com os músculos. Outro argumento é que o anabolismo produzido pelas proteínas rápidas combina-se favoravelmente com a ação anticatabólica e de longa duração da CASEÍNA. Para potencializar ainda mais esta mistura recomendo adicionar na suplementação o colostro, que é o leite produzido pouco antes e imediatamente após o parto. Evidentemente, o colostro disponível como suplemento é o de vaca, e não o da mulher. O colostro é rico em fatores de crescimento como o IGF e em estimulantes do sistema imune. No trabalho realizado por Mero (1997 e 2002) ficou evidente um aumento significativo de IGF no grupo suplementado com colostro bovino de aproximadamente 15% em relação ao grupo que utilizou somente WHEY PROTEIN. Entretanto, outros pesquisadores tentaram reproduzir este resultado e os valores ficaram muito abaixo, ou seja, os resultados ainda são inconclusivos. Esta combinação de WHEY PROTEIN + COLOSTRO + CASEÍNA parece razoável, mas não avaliada cientificamente, entretanto vale destacar que a prática sempre está na frente da ciência.

fonte http://www.waldemarguimaraes.com.br/?p=3958
Heraldo Costa
Heraldo Costa
MODERADOR MASTER
MODERADOR MASTER

Mensagens : 1282
Data de inscrição : 11/04/2011
Idade : 41
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Waldemar Guimarães - Whey Protein ou Caseína? Empty Re: Waldemar Guimarães - Whey Protein ou Caseína?

Mensagem  dezinhonhonho Dom Ago 26, 2012 4:10 pm

Vou dar aqui a mesma resposta dita em outro forum , com o mesmo tópico .

As vezes eu me lembro o do porque de eu
ler tão pouca coisa sobre suplementos
( artigos de suplementação ) . Eu não leio
porque sempre me parece marketing ,
independente da fonte , sempre parece que
estão tentando convencer você de usar o
produto .
Beleza não vou comentar os benefícios da
Leucina , vo falar do texto de uma maneira geral .


Primeiro , praticamente foi atribuído o
crescimento do bebe ao consumo da whey /
caseina / colostro , como se isso fosse
causado pelos 3 itens , e causado pelos
hormônios que o bebe carrega ( vejam bem
que não estou falando que leite materno e
desnecessário , não entendam isso ) , o
texto leva o leitor inexperiente a seguinte
conclusão " se isso faz um bebe crescer ,
pode fazer o mesmo comigo " o que não
acontecerá , outra coisa que não gosto em
artigos de suplementação e um benefício
que eles dão a entender ( ou seja na falam
de forma direta ) que so o suplemento tem ,
eles vão te induzir a pensar que so o
suplemento tem aquele benefício , o que
não e o caso , posso usar como exemplo a
lenta digestão da caseina , quer proteína de
lenta digestão coma carne , mais lento que
isso não tem , fora que nem vo comentar a
supervalorização da suposta velocidade do
whey , no mais e isso .

dezinhonhonho
INICIANTE
INICIANTE

Mensagens : 3
Data de inscrição : 26/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Waldemar Guimarães - Whey Protein ou Caseína? Empty Re: Waldemar Guimarães - Whey Protein ou Caseína?

Mensagem  Heraldo Costa Dom Ago 26, 2012 5:01 pm

dezinhonhonho escreveu:Vou dar aqui a mesma resposta dita em outro forum , com o mesmo tópico .

As vezes eu me lembro o do porque de eu
ler tão pouca coisa sobre suplementos
( artigos de suplementação ) . Eu não leio
porque sempre me parece marketing ,
independente da fonte , sempre parece que
estão tentando convencer você de usar o
produto .
Beleza não vou comentar os benefícios da
Leucina , vo falar do texto de uma maneira geral .


Primeiro , praticamente foi atribuído o
crescimento do bebe ao consumo da whey /
caseina / colostro , como se isso fosse
causado pelos 3 itens , e causado pelos
hormônios que o bebe carrega ( vejam bem
que não estou falando que leite materno e
desnecessário , não entendam isso ) , o
texto leva o leitor inexperiente a seguinte
conclusão " se isso faz um bebe crescer ,
pode fazer o mesmo comigo " o que não
acontecerá , outra coisa que não gosto em
artigos de suplementação e um benefício
que eles dão a entender ( ou seja na falam
de forma direta ) que so o suplemento tem ,
eles vão te induzir a pensar que so o
suplemento tem aquele benefício , o que
não e o caso , posso usar como exemplo a
lenta digestão da caseina , quer proteína de
lenta digestão coma carne , mais lento que
isso não tem , fora que nem vo comentar a
supervalorização da suposta velocidade do
whey , no mais e isso .

bom..em outro forum eu ate disse uma coisa sobre esse artigo(postei em ambos)
porém neste aqui nao postei...

esse artigo é antigo..tb nao compartilho 100% dele..porém, vejo que alguns conceitos ainda poercistem ainda nele...sendo assim, peço a todos que, caso cujo leiam, que reteiam o que é bom

ps.: esse artigo é de 10 anos atras se nao me engano
Heraldo Costa
Heraldo Costa
MODERADOR MASTER
MODERADOR MASTER

Mensagens : 1282
Data de inscrição : 11/04/2011
Idade : 41
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Waldemar Guimarães - Whey Protein ou Caseína? Empty Re: Waldemar Guimarães - Whey Protein ou Caseína?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos