Participe do fórum, é rápido e fácil

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Benefícios da Castanha do Pará

Ir para baixo

Benefícios da Castanha do Pará Empty Benefícios da Castanha do Pará

Mensagem  gacaxambu Dom Ago 26, 2012 11:59 am

Benefícios da Castanha do Pará Castanha-do-para-10968_200x200

Um super produto da natureza e é da gente, aqui do nosso Brasil, e está ao nosso alcance para melhorar a nossa alimentação. Excelente fonte de ácidos graxos.


Conheça um pouco mais da Castanha do Pará.

A Castanha do Pará é um alimento que faz parte do grupo das oleaginosas e, portanto, possui grande quantidade de gorduras, proteínas, minerais, vitaminas e antioxidantes. Nos últimos anos a ciência tem ainda descoberto cada vez mais benefícios que ela pode trazer para a saúde das pessoas.

Para quem está em dieta, por exemplo, não precisa se preocupar com a gordura encontrada na castanha já que ela é composta principalmente de gordura mono-insaturada e poli-insaturada, que não fazem mal ao organismo e são gorduras que ajudam o corpo a reduzir os níveis de LDL (colesterol ruim) mantendo/aumentando o HDL (colesterol bom).

A castanha-do-brasil (Bertholletia excelsa H.B.K.) é uma das plantas mais nobres e valiosas da Amazônia Ocidental e, atualmente, é o produto vegetal extrativo mais importante da Amazônia em valor ecológico, social, econômico e alimentar. Entretanto, apesar da importância, a maior parte do produto é comercializado apenas descascado, in natura, ou descascado e desidratado para melhor conservação. Pode-se dizer que a atual tecnologia empregada no Brasil, para o beneficiamento e a diversificação alimentar da castanha não sofreu grandes evoluções (Souza, 1984).

Além disso temos um mineral encontrado na Castanha do Pará que merece destaque por estar presente em grande quantidade e por seus benefícios, estamos falando do Selênio. Entre as qualidades dele está a proteção contra os radicais livres no organismo, a melhora no sistema imunológico e benefícios para o sistema nervoso, além do combate à doenças como Parkinson e Alzheimer.

Há ainda algumas pesquisas mais recentes que indicam que o selênio ajudaria também na redução do risco de câncer de próstata.

Abaixo segue uma tabela da composição nutricional da Castanha do Pará (para cada 100g):

656 kcal
Proteínas -14g
Gorduras - 66g
Carboidratos – 13g
Gordura saturada – 16g
Gorduras Poli-insaturadas – 21g
Gorduras Mono-insaturadas – 23g


Fonte: Maromba Pura

gacaxambu
INICIANTE
INICIANTE

Mensagens : 49
Data de inscrição : 16/07/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos