Quando surgiu o pré-treino e quem deve usar pré-treino?

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Quando surgiu o pré-treino e quem deve usar pré-treino?

Mensagem  Heraldo Costa em Qui Set 06, 2012 2:05 pm

Sem sombra de dúvida, a grande “febre” do mercado de suplementação alimentar nos últimos anos têm sido os pré-treinos. Nos anos 90 quando se desejava uma performance maior no treino, usava-se maltodextrina e nada mais. Hoje, as opções são tantas que o consumidor fica confuso. Observo sempre como um dos assuntos principais entre os praticantes de musculação atualmente é:
Qual o pré-treino mais forte do mercado?
Mas essa pergunta não possui uma resposta tão simples como o produto A ou o produto B ou o produto C. Certamente você encontrará pessoas que juram que o produto A é o melhor de todos. Já outros dirão que o produto B ainda é superior. Enquanto outras afirmarão que já usaram todos e nenhum supriu as expectativas.
Há cerca de 10 anos, com a descoberta principalmente da arginina na forma alpha-keto-glutarato (AKG) e sua ação vasodilatadora, diversas empresas lançaram no mercado os suplementos chamados NO. Nome este devido a ação da arginina AKG na produção de óxido nítrico, substância que gera o efeito vasodilatador tão desejado durante o treinamento. Muitas pessoas utilizavam esses produtos com o objetivo de obter maior vascularização periférica, mas um grande benefício muitas vezes esquecido, é o maior fornecimento de nutrientes para o músculo alvo devido ao aumento do fluxo sanguíneo.
Também encontramos no mercado os suplementos isolados de arginina AKG, mas os que mais chamam a atenção dos consumidores são aqueles que pertencem a uma nova geração de pré-treinos. Este suplementos combinam diversas substâncias além da arginina, como cafeína, beta-alanina, ornitina, taurina, creatina em diversas formas, dimethylamylamina, ácido nicotínico, extrato de guaraná, sinefrina, dentre outras. Poderíamos escrever um artigo sobre cada uma delas com seus benefícios, utilidades, formas de uso, etc.
E funcionam mesmo?
Depende do ponto de vista e do resultado esperado com esse tipo de suplementação. Observo que as pessoas desejam uma energia extra com o uso desses produtos, visto que a concentração de cafeína, sinefrina e outras substâncias com efeitos estimulantes é bem elevada. É muito comum no dia a dia do consultório eu me deparar com pacientes em primeira consulta que estão acostumados a utilizar três, quatro ou até cinco vezes a dosagem recomendada no rótulo pelo fabricante.
Para algumas pessoas pode até funcionar e para outras não. Assim como qualquer suplemento ou estratégia de dieta e treino. Principalmente pelo fato da cafeína e demais substâncias estimulantes proporcionarem efeito diferente para cada indivíduo. Alguns literalmente sentem-se o“superman”quando a consomem enquanto outros não sentem qualquer tipo de estímulo.
Deve-se ficar atento também aos perigos, principalmente de ordem psíquica. Sinefrina, cafeína e outros estimulantes normalmente contidos nessas fórmulas podem desencadear sérios problemas em pessoas susceptíveis. Por isso, é recomendado suspender o uso imediatamente ao notar qualquer desconforto físico e/ou mental.
Particularmente gosto de muito de usar as substâncias que compõem esses produtos de maneira individualizada e separada para meus pacientes. Cada substância possui sua quantidade exata para cada indivíduo e treino. Arginina AKG, Ornitina AKG, taurina, beta-alanina, creatina, são de grande valia em vários casos. Cafeína e similares podem ser igualmente interessantes, mas necessitam de uma atenção mais especial, pois um grande erro é compensar o seu cansaço natural com o uso de um estimulante. Além de debilitar ainda mais seu físico, proporcionará um grande risco de lesões.
Se seu objetivo é melhorar o desânimo para ir até a academia, nenhum pré-treino irá resolver. Após um dia intenso de trabalho ou estudo, muitas vezes é melhor reduzir a intensidade do treinamento ou até mesmo deixar o restante desse dia para descanso, ao invés de se exaurir ainda mais.
As pessoas que se dedicam a sua rotina aos treinos tem a falsa ideia de que se faltarem ou reduzirem a carga vão perder o que conquistaram, e isso não é verdade! As vezes é melhor descansar do que, como já citei, ter um lesão e ter que se afastar por um período maior dos treinamentos.
Quem deve utilizar
Agora, se seu treinamento está em um nível mais alto e você deseja otimizar sua suplementação, as chances de sucesso com essas substâncias são grandes. Mas antes de utilizá-los, você deve ter gerado uma demanda por meio do treino. Ou seja, os suplementos pré-treino apenas auxiliarão para melhorar a performance em um treinamento com nível elevado, não sendo interessante seu uso em escalas iniciais e/ou intermediárias. Normalmente utiliza-se o produto entre 30 e 45 minutos antes do treino para melhor resultado. Esses produtos podem beneficiar tanto praticantes de musculação, quanto praticantes de outras modalidades, como: endurance (ciclismo, corrida, natação, etc), esportes coletivos (vôlei, basquete, futebol, etc). Algumas marcas possuem substâncias (l-theanina, fosfatidilserina, etc) que auxiliam nas propriedades cognitivas (foco), melhorando a capacidade de concentração do esportista, fundamental na prática esportiva.
Essa classe de suplementos ficou conhecida inicialmente pelos produtos importados, sem registro na ANVISA. Mas atualmente já contamos com várias opções de pré-treinos no mercado nacional. A grande vantagem, é que podemos confiar que estaremos ingerindo exatamente o descrito no rótulo, o que muitas vezes não é verdade quando consumimos algum produto em respeita a legislação de outro país ou até mesmo não respeita qualquer legislação. Fiquem atentos!
A melhor forma de garantir uma boa performance no treino ainda é cuidar da sua dieta. Procure distribuir adequadamente a ingestão de carboidratos ao longo do dia, dando preferência para a refeição anterior e posterior ao treinamento, visando garantir respectivamente: energia adequada e correta recuperação. Procure um nutricionista e ele fará isso por você, além de orientá-lo sobre o uso de algumas das substâncias – como a arginina, ornitina, creatina, taurina, cafeína, beta-alanina – presentes nesses pré-treinos de maneira mais efetiva e individualizada, caso necessário. Lembre-se que tudo em nosso organismo ocorre por processo, não por mágica.
Respeitar a individualidade biológica é a chave do sucesso!


ANDREA BISI é Nutricionista. Foi atleta de Bodyfitness pela IFBB por 7 anos e agora apenas treina e trabalha com pessoas que praticam atividade física.

dados gerais (Andrea Bisi...nome e a criadora do documentario)
O Brasil já tem muitos representantes do fisiculturismo com qualidade muscular de fazer inveja a qualquer estrangeiro. A atleta Andréa Bisi é uma das atletas nacionais que tem apresentado desempenho espetacular. Veja a seguir algumas informações sobre essa fisiculturista:
Andréa Bisi começou a freqüentar academia em 1993, com 19 anos, apenas para obter um condicionamento físico melhor. Mas a paixão pela musculação falou mais alto e impulsionou a atleta a se profissionalizar.

Foram várias dificuldades no início da carreira fitness, principalmente porque Andréa não tinha nenhum histórico em ginástica olímpica, dança ou aeróbica, que são itens fundamentais para uma boa apresentação nos campeonatos. Andréa teve que vencer os limites do corpo para adaptar-se ao esporte.

O início da carreira foi em 2001 no Campeonato Estadual onde conquistou o segundo lugar. Desde então sua carreira esportiva começou a deslanchar. Em 2003 veio seu grande momento e sagrou-se campeã absoluta no Campeonato Ibero Sul Americano garantindo a sua vaga para o Campeonato Mundial.



Perfil da Atleta

Nome: Andréa Bisi Alves de Jesus
Data de Nascimento: 23 de novembro de 1974
Local: Vitória/ES
Altura:1,63 m
Peso: 69 kg fora de temporada e 59-60 kg em competição
Coxa:62,00 cm
Esporte Preferido: Surf
Animal de Estimação: Iguana
Hobby: Malhar, dançar e competir

CAMPEONATOS PARTICIPADOS E COLOCAÇÕES:
ESTADUAL FITNESS 2001 2° LUGAR
BRASILEIRO FITNESS 2001 7° LUGAR
COPA REI DA PRAIA BODYFITNESS 2002 2° LUGAR
COPA SUL-SUDESTE BODYFITNESS 2002 2° LUGAR
ESTADUAL BODYFITNESS 2002 1° LUGAR
BRASILEIRO BODYFITNESS 2002 2° LUGAR
1ª COPA RONALD GYM 2002 2° LUGAR
MISS BIKINI MUSCLEMANIA LATINO 2002 4° LUGAR
COPA REI DA PRAIA BODYFITNESS 2003 1° LUGAR
ÍBERO E SUL AMERICANO LIMA-PERU 2003 OVERALL BODYFITNESS
COPA REI DA PRAIA BODYFITNESS 2005 1° LUGAR
COPA SUL-SUDESTE BODYFITNESS 2005 2° LUGAR
ESTADUAL BODYFITNESS 2005 OVERALL BODYFITNESS
BRASILEIRO BODYFITNESS 2005 1° LUGAR
SUL-AMERICANO BODYFITNESS 2005 4° LUGAR
COPA REI DA PRAIA BODYFITNESS 2007 1° LUGAR

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CALCULE O SEU PERCENTUAL DE GORDURA, SEU IMC, SUA CIRCUFERENCIA NA CINTURA E CALCULE AS CALORIAS DOS SEUS ALIMENTOS, ENTRE OUTRAS COISAS MAIS AQUI:
http://bigmonstro.forumeiros.com/t220-calcule-o-seu-imc-e-use-a-calculadoras-de-calorias-para-saber-quantas-calorias-vc-esta-consumindo-no-dia?highlight=calcule
CALCULE A SUA TBM(TAXA METABÓLICA BASAL) AQUI:
http://bigmonstro.forumeiros.com/t503-calculando-as-calorias-gastas-diariamente-tm
calculadora de potencial genético maximo muscular e dalculadora de número de repetições maximas
http://bigmonstro.forumeiros.com/t1179-calculadora-de-potencial-genetico-maximo-muscular#4057
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