Participe do fórum, é rápido e fácil

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Mitos e factos acerca da cafeína

Ir para baixo

Mitos e factos acerca da cafeína Empty Mitos e factos acerca da cafeína

Mensagem  Heraldo Costa Ter Jan 29, 2013 11:55 pm

Cafeína é uma substância que ocorre naturalmente (um alcalóide) encontrada nas folhas, sementes e frutos, de mais de 63 espécies de plantas de todo o mundo. Nos produtos que contêm cafeína, incluem-se o chá, café e algumas bebidas refrigerantes, que têm sido apreciadas por todos à muitos anos. Mais recentemente, bebidas com elevados níveis de cafeína (bebidas energéticas) têm sido desenvolvidas.

Um dos mais conhecidos efeitos da cafeína é a sua capacidade de actuar como estimulante, retardando temporariamente fadiga, efeito esse que pode causar insónias a indivíduos mais susceptíveis. Também foi demonstrado que a cafeína tem um ligeiro efeito diurético (estimulando a eliminação dos líquidos do organismo). Apesar de se terem realizado diversos estudos sobre a sua inocuidade, ainda existem muitas ideias erradas acerca desta substância tão comum. Este artigo reconhece os resultados de investigações científicas sobre a cafeína e a saúde e pretende clarificar certos aspectos controversos relativos a este ingrediente alimentar.

MITO: O efeito da cafeína é ciciante
REALIDADE: As pessoas sempre disseram que são “viciadas” em cafeína, da mesma forma que dizem que são “viciadas” nas compras ou televisão. A cafeína não é viciante, segundo as definições aceites e de acordo com a opinião maioritária das autoridades. Quando o consumo regular de cafeína é cessado abruptamente, alguns indivíduos queixam-se dores de cabeça, fadiga ou sonolência. Estes sintomas usualmente passam ao longo do dia e podem ser evitados se a ingestão de cafeína for reduzida gradualmente.

MITO: A cafeína aumenta o risco de doenças cardíacas
REALIDADE: Numerosos estudos, realizados em grande escala, têm mostrado que o consumo de cafeína não aumenta o risco de doenças cardiovasculares, não aumenta os níveis de colesterol-HDL ou causa alterações no ritmo cardíaco. Uma ligeira e temporária subida da pressão arterial pode ser observada em indivíduos sensíveis à cafeína. Contudo, esta subida é semelhante à provocada por actividades quotidianas, como subir umas escadas. No entanto, é recomendado que indivíduos com tensão arterial alta consultem o seu médico sobre esta situação.

MITO: A cafeína provoca cancro
REALIDADE: evidências científicas mostram que a cafeína não aumenta o risco de cancro. Dois estudos, com um grande número de população da Noruega e Hawai, e a análise de 13 estudos realizados com mais de 20.000 sujeitos revelaram que não existe nenhuma relação entre o consumo regular de café ou chá e o risco de contrair cancro.

MITO: A cafeína é um factor de risco relativamente à osteoporose
REALIDADE: alguns estudos sugerem que a ingestão de cafeína podem aumentar perda de cálcio pela urina. Contudo, estas perdas são mínimas e o consumo de cafeína em doses normais não afecta o nível de cálcio nem a densidade óssea. Estudos mais recentes confirmam que a cafeína não é um factor de rico para a osteoporose, particularmente numa mulher que consome quantidade de cálcio adequada.

MITO: as mulheres grávidas ou que tentam engravidar devem evitar a cafeína
REALIDADE: Um grande número de estudos tem se dedicado à análise dos efeitos das bebidas que contêm cafeína com os factores reprodutivos. Os dados sugerem que o consumo moderado de cafeína é inócuo tanto para a mulher grávida como para o feto. Os resultados dos estudos sobre o consumo de cafeína e o tempo que decorre até concepção não apresentam provas sólidas de que o consumo de bebidas com cafeína reduzam a probabilidade de concepção. Dois estudos major dos EUA demonstraram que não existe correlação entre o consumo de cafeína e o desenvolvimento da gravidez ou possíveis malformações no feto. Além disso, recentes estudos não encontraram qualquer correlação entre a ingestão de cafeína e a ocorrência de aborto espontâneo ou crescimento anormal do feto. Contudo, ainda existem questões acerca de elevadas doses de cafeína e assim aconselha-se que as mulheres grávidas tenham alguma moderação (300mg por dia ou 3 a 4 chávenas de café instantâneo).

MITO: A cafeína tem efeitos adversos sobre a saúde das crianças
REALIDADE: Geralmente as crianças têm a mesma capacidade de processar a cafeína que os adultos. Estudos têm mostrado que os alimentos e bebidas que contêm cafeína, quando tomados com moderação, não apresentam efeitos sobre a hiperactividade ou problemas de concentração das crianças. No entanto, em crianças sensíveis, elevadas doses de cafeína podem causar efeitos temporários como a excitação, irritabilidade e ansiedade.

MITO: Existem efeitos não positivos da cafeína
REALIDADE: sabe-se que a cafeína aumenta os níveis de alerta e a capacidade de concentração. Uma chávena de café ou chá é muitas vezes recomendada para combater o sono, especialmente aos condutores que conduzem longas distâncias, e muitos indivíduos tomam a sua chávena de café após a refeição do almoço antes de voltar ao trabalho. Alguns estudos demonstraram que a cafeína também reforça a memória e o raciocínio lógico.
Em muitas bebidas ricas em cafeína, em especial o chá e mais recentemente o café e chocolate, têm sido encontrados antioxidantes. Estes apresentam benefícios para a saúde, especialmente para a saúde do coração e prevenção do cancro.
Investigações recentes sugerem que a cafeína pode ser usada no tratamento das reacções alérgicas, devido à sua capacidade de reduzir a concentração de histaminas, que são substâncias que fazem com que o organismo reaja ao alergéneo. No entanto, muitos outros estudos são necessários antes de se retirarem conclusões.
A cafeína, desde há algum tempo, que também é considerada benéfica para quem sofre de asma.

Balanço final

Depois de décadas de investigações, a comunidade científica não documentou qualquer associação entre o consumo moderado de cafeína e riscos para a saúde. Usando o senso comum e a moderação, cada pessoa pode continuar a saborear chá, café e bebidas com conteúdo em cafeína.


O que é uma ingestão “moderada” de cafeína

Um consumo moderado de cafeína para um adulto é cerca de 300mg por dia. Para o ajudar a calcular o que isto significa, a seguir apresentamos as fontes mais comuns de cafeína e o seu conteúdo.

Dose média por porção

Café instantâneo
75mg em 190ml

Café
85mg em 190ml

Chá
50mg em 190ml

Bebidas energéticas (com cafeína ou guaraná adicionado)
28-87mg em 250ml

Bebidas com cola (normal ou light)
8- 53 mg em 250ml

Alguns refrigerantes
24mg em 250ml

Chocolate
5.5 - 35.5 mg em 50g



Referências

American Cancer Society Medical and Scientific Committee. Guidelines on diet, nutrition and cancer. Cancer J. for Clinicians, 41(6):334-8,1996.
Lloyd T and Rollings N Dietary caffeine intake and bone status of postmenopausal women. Amer J Clin Nutr.,65:1826, 1997.
Barone JJ and Roberts H. Caffeine consumption. Food and Chemical Toxicology, 34:119-129,1996 Institute of Food Technologists Expert panel on Food Safety and Nutrition. Caffeine, a scientific status summary, 1987.
Hinds, TS et al. The Effect of Caffeine on Pregnancy Outcome Variables. Nutr. Reviews, 54(7);203-207, July 1996. MAFF 1999. Caffeine in soft drinks. Food Safety Information Bulletin Services, No 109, p.13
Heraldo Costa
Heraldo Costa
MODERADOR MASTER
MODERADOR MASTER

Mensagens : 1282
Data de inscrição : 11/04/2011
Idade : 41
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos