Participe do fórum, é rápido e fácil

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Mulheres e o desempenho na academia

Ir para baixo

Mulheres e o desempenho na academia Empty Mulheres e o desempenho na academia

Mensagem  cupertino Sáb Out 15, 2011 8:40 pm

Nos últimos 30 anos temos visto um aumento no número de mulheres que participam nos esportes. Existem considerações especiais para o atleta do sexo feminino?

Hormônios

Não é nenhum segredo que os hormônios de uma mulher desempenham um grande papel na forma como ela se sente, mas os efeitos dos hormônios vão além de apenas humor. Você pode culpar o estrogênio, pelo menos em parte, pelo fato de que as mulheres tendem a ter uma maior percentagem de gordura corporal e retenção de água. Mas isso não é em vão. De acordo com Mark Baugh, PharmD, autor de Nutrição Esportiva: The Awful Truth "Este é um processo natural que é projetado para proteger o feto a partir do ambientes agressivos seres humanos vivemos"

Ok, então as mulheres têm mais estrogênio e gordura corporal do que os homens, mas por que é aparentemente fácil para os homens a perder peso? Isto pode ser resumido em uma palavra o metabolismo. É uma espécie de efeito dominó nos homens. Eles têm mais testosterona, o que lhes permite uma maior porcentagem de músculo, e porque o músculo é metabolicamente mais ativo do que a gordura, queima mais calorias e acelera seus metabolismos.

Órgãos reprodutivos

"Até recentemente", diz Christine Wells, PhD, em seu livro, Mulheres, Desporto e Performance ", a maioria dos membros do Comitê Olímpico Internacional acredita que o treinamento do esporte e da competição foram prejudiciais à boa funções reprodutivas em mulheres."

Sabemos agora que essas crenças são infundadas. Atividade física, se durante o período menstrual ou não, não irá prejudicar os órgãos reprodutivos da mulher. Na verdade, Constance Lebrun, MD, um médico no Fowler Kennedy-Sports Medicine Clinic, em Ontário, diz que os testículos dos homens estão realmente em um estado mais vulnerável do que os órgãos reprodutivos femininos durante determinadas atividades atléticas.

Ciclo menstrual

"Quando estou PMS-ing", diz Yaz Boyum, um fisiculturista profissional e treinador online, "Eu simplesmente não têm tanta energia e eu estou com fome o tempo todo!" Dores de cabeça pré-menstrual também podem colocar um amortecedor sobre como assim você se sente. E se você não se sente bem, você vai ter de mentalizar-se para um melhor desempenho.

Para além destas experiências anedóticas, no entanto, a investigação é mista sobre este assunto. Na revisão de Lebrun da literatura cobrindo este tópico, ela concluiu que "não parece haver nenhuma evidência conclusiva dos efeitos do ciclo menstrual no desempenho atlético real."

Pesquisa mostra, porém, que o exercício aeróbico (como ir para uma corrida) pode ajudar a aliviar muitos dos sintomas da síndrome pré-menstrual.

Lesões

Quanto ais as pessoas se envolvem em atividades atléticas, há um aumento nas lesões esportivas. Estudos mostram que não é o gênero, tanto como é o esporte que aumenta o risco de lesões.

Os esportes de maior risco para as mulheres parecem ser de basquete, ginástica, softball, hóquei em campo e, de acordo com Wells. A maioria das lesões ocorrem no joelho e tornozelo, se você é um homem ou mulher. No entanto, as mulheres tem um numero de casos mais elevado em lesões no joelho.

De acordo com Bert Mandelbaum, MD, do Santa Mônica Ortopedia e Medicina Esportiva Research Foundation, as mulheres jovens sofrem de ligamento cruzado anterior (LCA) mais lágrimas do que suas contrapartes masculinas.

A razão, segundo ele, é a falta de controle neuromuscular. "As mulheres tendem a correr mais extensas , o que coloca mais pressão sobre o quadríceps." Sua solução é a prevenção: forma de ensino correto e propriocepção (estando ciente de sua posição), e aumento de força e flexibilidade.

Preocupações nutricionais

Uma das principais preocupações nutricionais em relação às mulheres menstruadas, é a ingestão de ferro. Os atletas estão particularmente em risco. Algumas das razões para isso incluem:

Ingestão inadequada de ferro
Má absorção de ferro devido às fontes de ferro não-heme (por exemplo, cereais, feijão, lentilhas)
Aumento das perdas de ferro na urina e no suor
Perda de sangue gastrointestinal (que pode ser mais comum em corredores de longa distância)
Deficiência de ferro pode causar anemia. E mesmo quando não é suficientemente grave para causar anemia, pode comprometer o desempenho. "As pessoas que têm deficiência de ferro ... tem uma taxa reduzida de clearance de ácido láctico no sangue, e se cansam mais cedo durante o exercício", segundo os autores da Mulher e do Exercício. Em vários estudos, a suplementação de ferro melhorou a performance de resistência em mulheres com deficiência de ferro leve.

O ponto mais importante sobre a nutrição do atleta, ou não, é ter certeza de que você está comendo uma variedade de alimentos saudáveis.

Aprendizagem

Como mais e mais mulheres se envolvem no esporte e fitness, mais atenção deverá ser dada às questões de saúde que dizem respeito a atletas do sexo feminino. Enquanto algumas pesquisas têm sido feito nesta área, ainda há muitas areas para explorar.

Referências:

RG Eston. O ciclo menstrual regular e desempenho atlético. Sports Med. 1984; 1 (6) :431-445.

Frankovich RJ, CM Lebrun. Ciclo menstrual, contracepção e performance. Clínicas em Medicina do Esporte: A Mulher Athletic. 2000; 19 (2).

Hinton PS, Giordano C, T Brownlie, et al. Suplementação de ferro melhora a resistência após o treinamento na deficiência de ferro, as mulheres não anêmicas. J Appl Physiol. 2000; 88:1103-1111.

Ferro. EBSCO Natural e Alternativa website tratamentos. Disponível em: http://www.ebscohost.com/healthLibrary/. Atualizado 01 de fevereiro de 2011. Acessado em 12 de abril de 2011.

Kishali NF, Imamoglu O, Katkat D, Atan T, P. Efeitos Akyol do ciclo menstrual sobre o desempenho do esporte. Int J Neurosci. 2006; 116:1549-1563.

Klingshirn LA, Pate RR, Bourque SP, et al. Efeito da suplementação de ferro na capacidade de endurance em ferro-depleção corredoras. Med Sci Sports Exerc. 1992; 24:819-824.

LaManca JJ, Haymes EM. Efeitos da reposição de ferro na VO2max, resistência e lactato sanguíneo em mulheres. Med Sci Sports Exerc. 1993; 25:1386-1392.

CW Lee, et al. Uso de contraceptivos orais prejudica ganho muscular em mulheres jovens. Apresentado na Experimental Biology 09 FASEB 2009; Abstract 4197.

McCabe ME 3, Peura DA, Kadakia SC, Bocek Z, Johnson LF. Perda de sangue gastrointestinal associada a correr uma maratona. Dig Dis Sci. 1986; 31 (11) :1229-1232.

cupertino
cupertino
MODERADOR MASTER
MODERADOR MASTER

Mensagens : 1430
Data de inscrição : 27/03/2011
Idade : 38
Localização : Templo Gym

http://www.bodynet.com.br/bigmonstro

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos