Participe do fórum, é rápido e fácil

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O que são os Antioxidantes? O que são os Radicais Livres?

Ir para baixo

 O que são os Antioxidantes? O que são os Radicais Livres? Empty O que são os Antioxidantes? O que são os Radicais Livres?

Mensagem  cupertino Seg Jan 02, 2012 3:40 pm

Embora a ciência da alimentação/nutrição não seja uma ciência exacta, há princípios baseados em estudos, experiências e evidências que vão servindo como guias orientadores para uma melhor alimentação com vista a uma melhor saúde. À luz dos conhecimentos actuais, e até que se prove o contrário, os antioxidantes de que tanto se ouve falar são, efectivamente, elementos indispensáveis na nossa alimentação diária.

O que são, afinal os Antioxidantes?

São substâncias que ajudam a combater os radicais livres que se formam durante os processos celulares e que são responsáveis pelo envelhecimento precoce, por doenças cardiovasculares ou certos tipos de cancro. Quando se tem hábitos de vida saudáveis e se faz uma alimentação que inclui uma variedade de alimentos frescos, sobretudo hortícolas e frutos, há maior probabilidade de o organismo estar protegido contra esses elementos nocivos. Nesta situação, as substâncias antioxidantes que ingerimos juntamente com as que o organismo produz poderão ser suficientes para minimizar o seu efeito nefasto. Mas, com a quantidade de poluentes a que estamos sujeitos, com a alimentação desequilibrada e excessiva a que nos sujeitamos, a que muitas vezes se junta o consumo de tabaco, bebidas alcoólicas e gorduras, a quantidade de radicais livres que se forma é muito superior aos antioxidantes que o organismo consegue produzir, conduzindo ao seu excesso. No fundo, quanto maior for o número e prevalência destes factores de oxidação, maior deverá ser a ingestão de alimentos ricos em antioxidantes.

O que são os radicais livres?

Conhecidos como radicais livres oxidantes, este equivalente orgânico dos resí­duos nucleares deve ser desarmado, a fim de removermos o perigo. Os radi­cais livres produzem-se em todos os processos de combustão, incluindo fumar, a combustão do gasolina que dá origem ao fumo dos escapes, a radiação, fritar ou grelhar alimentos e os processos orgânicos normais. Os radicais livres podem ser definidos como átomos ou moléculas. Têm em comum o modo como os electrões, que constituem uma parte importante da sua estrutura, estão dispostos. Em circunstâncias normais, os electrões estão dispostos aos pares, o que lhes confere estabilidade. No entanto, um radical livre contém sempre um ou mais electrões soltos (singlete) na sua estrutura. Para tentar igualar o número de electrões que contém e, deste modo, adquirir estabilidade, o radical livre tem 2 opções à escolha:

Tirar um electrão de uma molécula ou átomo vizinho.
Dar um electrão a uma molécula/átomo vizinho.

Em qualquer caso, um novo radical livre tentará sempre equilibrar o número de electrões presentes na sua estrutura, o que dará lugar a uma cadeia de reacções. Os radicais livres são altamente instáveis e as reacções a que dão início danificam as moléculas e os átomos à sua volta.

Geração de radicais livres

Processos bioquímicos normais
Cigarros
Fumos do meio ambiente
Sol (raios UV)
Álcool
Fármacos (medicamentos)

As agressões às células podem ser neutralizadas pelas vitaminas C, beta-caroteno e vitamina E, caso contrário poderão ocasionar cancro, doenças cardiovasculares e cataratas.
Os antioxidantes e radicais livres.

Antioxidantes são encontrados em certos alimentos que neutralizam os radicais livres. Estes incluem os nutrientes antioxidantes, vitaminas A, C e E e os minerais zinco, cobre e selénio. Outros componentes de alimentos dietéticos, como os fotoquímicos em plantas e produtos de origem animal, são acreditados para ter maiores efeitos antioxidantes do que qualquer vitaminas ou minerais. Estes são os chamados antioxidantes não-nutrientes e fito-químicos incluem, como licopeno do tomate, e antocianinas encontrados em frutos vermelhos.

O efeito dos radicais livres

Algumas das condições degenerativas causadas por radicais livres incluem:

Deterioração da lente do olho, o que contribui para a cegueira.
Inflamação das articulações (artrite).
Danos às células nervosas do cérebro, o que contribui para doenças como Parkinson ou Alzheimer.
Aceleração do processo de envelhecimento.
Aumento do risco de doença cardíaca coronária, uma vez que os radicais livres incentivam lipoproteína de baixa densidade (LDL) a aderir às paredes da artéria.
Certos tipos de câncer, provocado pelo DNA das células danificadas.

Os antioxidantes que combatem doenças.

Uma dieta rica em antioxidantes pode reduzir o risco de muitas doenças, incluindo doenças cardíacas e certos cancros. Os antioxidantes eliminam os radicais livres das células do corpo, e prevenir ou reduzir os danos causados ​ ​pela oxidação. O efeito protector de antioxidantes continua a ser estudada em todo o mundo. Por exemplo, homens que consomem grandes quantidades de licopeno antioxidante (encontrado no tomate) pode ser menos prováveis ​​do que outros homens a desenvolver câncer de prostata. A luteína, encontrados no espinafre e milho, tem sido associada a uma menor incidência de degeneração lente do olho e cegueira associados em idosos. Flavonóides, como as catequinas do chá encontrado no chá verde, acredita-se contribuir para as baixas taxas de doença cardíaca no Japão.

Fontes de antioxidantes.

Boas fontes de antioxidantes incluem:


Enxofre, compostos Allium - alho-poró, cebola e alho.
Antocianinas - berinjela, uva e frutas vermelhas.
Beta-caroteno - abóbora, manga, damasco, cenoura, espinafre e salsinha.
Catequinas - o vinho tinto e chá.
Cobre - frutos do mar, carne magra, leite e nozes.
Cryptoxanthus - pimentos ou pimentões vermelho, abóbora e manga.
Flavonóides - chá, chá verde, frutas cítricas, vinho tinto, cebola e maçã.
Indóis brócolis - Couve-flor e crucíferas hortícolas, tais como, repolho.
Isoflavonóides - soja, tofu, lentilhas, ervilhas e leite.
Lignans - Legumes e sementes de gergelim, farelo de grãos inteiros.
Luteína - folhas verdes como espinafre e milho.
Licopeno - tomate, toranja rosa e melancia.
Manganês - frutos do mar, carnes magras, leite.
Polifenóis - tomilho e orégano.
Selênio - frutos do mar, carne magra, carne, miudezas e grãos integrais.
Vitamina C - laranja, groselha, kiwi, manga, brócolis, espinafre, pimentão, e morangos.
Vitamina E - óleos vegetais (como o óleo de germe de trigo), abacate, nozes, sementes e grãos integrais.
Zinco - frutos do mar, carne magra, leite e nozes.
Zoochemicals - carne vermelha, miúdos e peixes. Também derivados de plantas animais comem.

Uma revisão crítica do papel dos antioxidantes da dieta sugere que a vitamina A e E, juntamente com a coenzima Q10, flavonóides e resveratrol, comprovam prolongar a vida humana. A revisão, que foi publicado em resenhas críticas “ Ciência dos Alimentos e Nutrição”,de autoria de Chong-Han (2010), examinaram estudos actuais sobre antioxidantes e suas implicações no processo de envelhecimento com a conclusão de que estes antioxidantes podem contribuir para a longevidade.

Os seguintes antioxidantes revistos por Chong-Han comprovam o prolongamento da vida humana:

Vitamina A.
A vitamina A, também conhecida como retinol, também conhecida com uma vitamina "anti-inflamatória" pelo seu papel no apoio do sistema imunológico. Esta vitamina é essencial para proteger a retina e o cristalino dos danos gerados pela luz e pelo metabolismo. Os carotenóides, que são a vitamina A pré-formada encontrado em plantas, são considerados factores determinantes da longevidade e prevenção cancro. A suplementação dessa vitamina apresenta uma melhoria de vida. As melhores fontes: cenoura, espinafre, batata doce, couve, nabos, abóbora, couve, pimentão.
Vitamina E.
Um dos antioxidantes mais amplamente pesquisado, a vitamina E também é importante para prolongar a vida, assim como a vitamina A. A vitamina E pode proteger idosos contra a​ ​heterogénese (formação de chapa grossa de colesterol e outros lipídos nas paredes arteriais), tornando-os em indivíduos mais saudáveis, melhorando a capacidade de reaprender, e reduzir a formação de cancro. Melhores fontes: sementes de girassol, amêndoas, azeitonas, mamão, espinafre, acelga, folhas de mostarda.

Q10. Coenzima

Coenzima Q10 (Q10) é o conhecido corpo-sintetizada único antioxidante, em que a sua taxa de toxicidade pode ser menor quando comparado com os suplementos de vitaminas A e E. Prolonga a vida, reduzindo o dano oxidativo, diminuindo assim o risco cardiovascular e a inflamação. Conhecido para a prevenção do foto-envelhecimento na pele e pode proteger dos efeitos causados pela terapia com sinvastatina. Q10 é o homólogo primário (recurso) encontrado em muitas das espécies de mamíferos existentes, incluindo seres humanos. Melhores fontes: peixes, os germes de cereais integrais.
Flavonóides.
Flavonóides são os mais comuns do grupo de compostos polifenólicos na dieta humana e são encontrados principalmente em plantas. Na suplementação de chá verde foi encontrado para proteger contra o stress oxidativo e pode aumentar a capacidade antioxidante no cérebro. As catequinas do chá verde evitam danos no envelhecimento do cérebro e danos no fígado causado pelo envelhecimento. Outros flavonóides, antocianinas, também tem mostrado protecção contra a doença vascular. Melhores Fontes: Bagas, chá verde, e praticamente todas as frutas, legumes, ervas, especiarias.
Resveratrol.
Resveratrol é um composto de polifenóis encontrados nas uvas, vinho tinto, suco de uva roxa, amendoim e outras frutas. Prova do "Paradoxo Francês" e nos estudos efectuados para a sua eficácia no prolongamento da vida. Também tem sido associado com a densidade óssea melhorado, a coordenação motora, função cardiovascular, cataratas e atraso. Outros estudos também mostram que oferece protecção contra doença de Alzheimer e prolonga a vida, bem como retarda o envelhecimento. Melhores fontes: uvas, vinho, amendoim, soja fermentada.

Assim, para obter os benefícios da saúde e da longevidade, uma dieta deve incluir alimentos de origem vegetal começando logo no inicio de vida. Infelizmente, nos tempos que vivemos actualmente, muitos destes alimentos que falamos neste texto já não nos fornecem a quantidade necessária de vitaminas e os componentes antioxidantes, como era suposto nos fornecerem. Devido à maneira como são produzidos à força de químicos e outros produtos nocivos para a nossa saúde, como também à saturação dos solos. Existe cada vez mais a necessidade de recorrermos aos suplementos alimentares, para que nos possam completar com as deficiências nutritivas dos alimentos.


Fonte: serdanatureza
cupertino
cupertino
MODERADOR MASTER
MODERADOR MASTER

Mensagens : 1430
Data de inscrição : 27/03/2011
Idade : 38
Localização : Templo Gym

http://www.bodynet.com.br/bigmonstro

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos