Participe do fórum, é rápido e fácil

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Frequência das Refeições

Ir para baixo

Frequência das Refeições  Empty Frequência das Refeições

Mensagem  cupertino Ter Mar 20, 2012 9:14 pm



Devido a novas dietas que começaram a aparecer desde há uns anos para cá, que este assunto começou a ser cada vez mais debatido. Há defensores tanto de regimes com muitas refeições (7 a 9), como de regimes com poucas refeições (1 a 3). A literatura ainda não dissipa totalmente as nossas dúvidas em relação a qual será realmente o melhor método, ou o mais saudável (isto se realmente houver um método melhor que o outro), mas parecem existir uns certos pontos que se tornam cada vez mais consensuais, e que nos poderão ajudar a decidir qual será o melhor método a seguir:

- Aumento do número de refeições parece não mudar favoravelmente a composição corporal numa população sedentária (se tal acontecer, será em atletas, apesar do porquê de tal acontecer ainda não ter sido estudado, pelo que pode simplesmente acontecer devido ao “nutriente timing”, e não devido ao maior número de refeições)

- Se os níveis de proteína forem adequados (e distribuídos de forma equitativa preferencialmente), aumentar a frequência das refeições em períodos de dietas hipocalóricas pode preservar a massa magra em atletas.

- Aumentar a frequência das refeições parece ter um efeito positivo em vários marcadores sanguíneos de saúde, particularmente LDL, colesterol total e insulina (apesar destes estudos terem sido realizados em períodos de tempo relativamente curtos)

- Aumentar a frequência das refeições não parece aumentar a termogénese corporal devido a refeição, gasto calórico total ou taxa metabólica em repouso.

- Aumentar a frequência das refeições parece ajudar a controlar a fome e o apetite.


Através destes pontos, dá para perceber que até agora, pelo que parece, os resultados entre um método e outro, serão muito semelhantes, e que será a disponibilidade/gosto/vontade de cada pessoa a ditar qual será o melhor método a seguir por cada um, pois o que realmente interessa é a qualidade da dieta, bem como a consistência com que esta é realizada.

Mais tarde tentarei falar um pouco mais aprofundadamente sobre cada um dos temas referidos em cada ponto se houver necessidade.

fonte: http://dietasedesporto.blogspot.com.br/2012/03/frequencia-das-refeicoes.html
cupertino
cupertino
MODERADOR MASTER
MODERADOR MASTER

Mensagens : 1430
Data de inscrição : 27/03/2011
Idade : 38
Localização : Templo Gym

http://www.bodynet.com.br/bigmonstro

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos