Participe do fórum, é rápido e fácil

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

AJUSTE SEU TREINO AO CICLO MENSTRUAL

3 participantes

Ir para baixo

AJUSTE SEU TREINO AO CICLO MENSTRUAL Empty AJUSTE SEU TREINO AO CICLO MENSTRUAL

Mensagem  cupertino Sáb Abr 23, 2011 6:28 pm

Entenda de que maneira as fases do ciclo mexem com seu desempenho físico...

A menstruação foi até pouco tempo um tabu em relação á prática de exercícios físicos. Porém, a partir da década de 50, com o desenvolvimento dos anticoncepcionais e dos absorventes mais anatômicos , além do aumento de pesquisas sobre o tema, a rotina da mulher esportista foi reduzida a uma questão de escolha. A prática do exercício físico na fase da menstruação é uma decisão pessoal de cada uma. Não há contra-indicações para mulheres nessas condições. Se ela já é atleta, ela vai se adaptar em qualquer fase do ciclo. Mas, apesar disso, o desempenho físico da mulher pode variar de acordo com as fases do ciclo menstrual, graças às alterações hormonais e físicas que ocorrem em cada período.

O ciclo menstrual, que dura de 28 a 32 dias, é composto por três fases: Luteinica, Folicular e Ovulatória. A cada fase menstrual ocorrem elevações e diminuições cíclicas dos hormônios ovarianos estrógeno e progesterona. As alterações têm efeitos definidos na aptidão física e desempenho atlético. Entenda as peculiaridades de cada fase e como adaptá-las a uma rotina de atividades físicas.


Fase 1: Irritabilidade com o treino (Hora de pegar leve)


A chamada fase luteiníca acontece quando um folículo do ovário, que estava em crescimento se rompe quando não há fecundação e, por isso, o óvulo se transforma em uma massa amarela que amadurece e acaba por ser levada pelo sangue. Nessa fase, os sintomas da TPM aparecem e a mulher fica menos paciente com o treinamento, por causa dos sintomas típicos, como enxaqueca, irritabilidade, retenção de líquido e prisão de ventre.

Quando a menstruação vem, a mulher fica mais sensível e mais influenciada pela indisposição causada por cólicas abdominais, cansaço e inchaço. Por isso, o rendimento físico tende a cair um pouco. Nessa fase, a mulher geralmente tem grande variações do humor, podendo ainda ter enxaquecas, dores lombares fortes e cólicas de trompa. Além disso, a hemorragia uterina, além de desconfortável, pode diminuir um pouco o estado de hidratação e o volume do sangue na corrente sanguínea. Tudo isso, causa indisposição e compromete o rendimento físico.

Assim, como nesse período a mulher fica mais vulnerável, ela pode maneirar nos exercícios físicos mais pesados. Para evitar a perda excessiva de sangue, o organismo da mulher produz uma substância chamada prostaglandina, que provoca contração uterina. Por isso, o ideal é evitar atividades muito intensas. Exercícios mais relaxantes, como alongamento podem ser boa pedida.

Fase 2: Melhora gradativa (treino normal)

O período folicular é o processo de crescimento do folículo do ovário, que demora mais ou menos 14 dias. No final desse período, o organismo da mulher fica mais apto para fazer atividades cotidianas, pois há menos retenção de líquido e maior consumo de oxigênio. Na segunda metade da fase folicular, a mulher apresenta um aumento gradativo de sua disposição ao trabalho físico (aos exercícios, por exemplo) e também um aumento de sua capacidade aeróbia frente ao exercício, bem como da capacidade de exercer força muscular, afirmam pesquisas. As mulheres podem aproveitar esse aumento do rendimento para se dedicar aos exercícios mais intensos, contínuos e prolongados .

Fase 3: tudo liberado!

Por volta do 15° dia, o folículo rompe-se e dá início a ovulação. Nesse período, o óvulo pode ser fecundado, mas, caso isso não acontecer, ele continua seu percurso, compondo a fase ovulatória. A predisposição feminina aumentará ainda mais na fase ovulatória, pois se dará o início de uma elevação das concentrações de progesterona, hormônio feminino que é fruto da atividade dos ovários e que serão juntamente com outros hormônios, responsáveis pela manutenção da capacidade aumentada para realizar esforço físico e dos picos de força.
Dessa forma, no decorrer dessa fase, a mulher conseguirá desempenhar bem todo e qualquer tipo de exercício físico. Essas características permanecerão até o final da fase da ovulação e começaram a declinar novamente com a chegada da fase lútea, completando o ciclo.

Agora que você já sabe quando estará mais disposta às atividades físicas, que tal fazer um cronograma do que treinar de acordo com cada fase? Assim, além de melhor aproveitamento do treino, conseguirá melhorar a sua qualidade de vida.
Prepare-se para a Menopausa!!!

Com o fim do ciclo menstrual, a mulher vive uma série de alterações que a deixam mais sensível, pois ela precisa lidar com diversas transformações: como envelhecimento, perda da beleza, exaltação de sentimentos. Por isso, os ginecologistas explicam que é importante que a mulher faça exercícios físicos. Trinta minutos ao dia são suficientes para que a mulher previna os problemas que começam aparecer nessa fase: acúmulo de gordura, osteoporose, diabetes, etc. Além disso, a atividade física lhe dará um convívio social que a ajudará a enfrentar a menopausa com mais disposição.
AJUSTE SEU TREINO AO CICLO MENSTRUAL 21833290


cupertino
cupertino
MODERADOR MASTER
MODERADOR MASTER

Mensagens : 1430
Data de inscrição : 27/03/2011
Idade : 38
Localização : Templo Gym

http://www.bodynet.com.br/bigmonstro

Ir para o topo Ir para baixo

AJUSTE SEU TREINO AO CICLO MENSTRUAL Empty Re: AJUSTE SEU TREINO AO CICLO MENSTRUAL

Mensagem  Naius Seg Set 19, 2011 11:34 pm

Muito bom, agora dá pra focar melhor!
Valew!

Naius
INICIANTE
INICIANTE

Mensagens : 2
Data de inscrição : 19/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

AJUSTE SEU TREINO AO CICLO MENSTRUAL Empty Re: AJUSTE SEU TREINO AO CICLO MENSTRUAL

Mensagem  Yellow Piss Squad [!] Ter Set 20, 2011 12:49 pm

cupertino grande partilha de informação aqui feita.. Muito bom saber que o forum trabalha para o sexo oposto (feminino).
Com certeza que as senhoras irão gostar bastante da divulgação de artigos femininos.
Brów cupertino é FAYAA Very Happy
Yellow Piss Squad [!]
Yellow Piss Squad [!]
ASSÍDUO
ASSÍDUO

Mensagens : 109
Data de inscrição : 29/06/2011
Idade : 33
Localização : Algarve, Tuga

Ir para o topo Ir para baixo

AJUSTE SEU TREINO AO CICLO MENSTRUAL Empty Re: AJUSTE SEU TREINO AO CICLO MENSTRUAL

Mensagem  cupertino Ter Set 20, 2011 7:12 pm

Naius escreveu:Muito bom, agora dá pra focar melhor!
Valew!

que bom que lhe foi útil Naius, fique a vontade para se informar e se possível dividir conosco seu conhecimento.

Yellow Piss Squad [!] escreveu:cupertino grande partilha de informação aqui feita.. Muito bom saber que o forum trabalha para o sexo oposto (feminino).
Com certeza que as senhoras irão gostar bastante da divulgação de artigos femininos.
Brów cupertino é FAYAA Very Happy


kkk, vlw yellow

abraço e bons treinos!!!
cupertino
cupertino
MODERADOR MASTER
MODERADOR MASTER

Mensagens : 1430
Data de inscrição : 27/03/2011
Idade : 38
Localização : Templo Gym

http://www.bodynet.com.br/bigmonstro

Ir para o topo Ir para baixo

AJUSTE SEU TREINO AO CICLO MENSTRUAL Empty Re: AJUSTE SEU TREINO AO CICLO MENSTRUAL

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos