Participe do fórum, é rápido e fácil

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tratamento de lesões - FRIO x CALOR

 :: TREINAMENTO :: LESÕES

Ir para baixo

Tratamento de lesões - FRIO x CALOR Empty Tratamento de lesões - FRIO x CALOR

Mensagem  cupertino Sex Abr 29, 2011 9:35 pm

Tratamento de lesões - FRIO x CALOR

Na maioria das lesões ou contusões musculoesqueléticas, o gelo ou calor são de fácil aplicação, entretanto, devemos observar algumas questões importantes. Quando devemos utilizar o gelo e quando se deve iniciar o tratamento com calor?

Em geral nas lesões agudas, o gelo é preponderante, principalmente se houver derrame ou edema. O calor deve ser aplicado quando não houver mais o edema, ou na fase crônica da lesão, e seus objetivos são: aumento do fluxo sanguíneo e da temperatura muscular, provocando analgesia e aumento da nutrição celular. Devemos considerar que, nas lesões musculares, como contusões simples, ou nas contraturas, o calor vai responder melhor que o gelo, pois o calor provoca vasodilatação e irá, com a chegada de nutrientes e do oxigênio, reparar mais rapidamente a lesão, diminuindo a contratura. Com o gelo é diferente, pois uma vasoconstrição é provocada, reduzindo as necessidades metabólicas na área e aumentando o nível de contração.

MODALIDADES DE CALOR PROFUNDO

• Ultra-som: vibração acústica provocada por voltagem oscilatória de alta freqüência, que passa por um cristal de quartzo, provocando um efeito, pizoelétrico. O ultra-som, em geral, deve ser utilizado em áreas menores. Possui um efeito térmico: modo contínuo e um efeito mecânico: modo pulsátil. A fonoforese é um processo pelo qual, através do ultra-som, utiliza-se medicamento para transferência aos tecidos.
• Diatermia por Ondas Curtas: O calor penetra profundamente neste método, devendo ser utilizado quando a lesão for numa área mais extensa.

Indicado em:
Estiramentos musculares, contusões, entorses, tendinites, tenossinovites, bursites, pontos gatilhos miofasciais, etc.

MODALIDADES DE CALOR SUPERFICIAL

• Bolsa de água quente;
• Microondas;
• Banho de parafina;
• Infravermelho.

CRIOTERAPIA (GELO)
Principal aplicação, tratamento imediato de lesões agudas e subagudas musculoesqueléticas, para resfriar os tecidos profundos pela vasoconstrição e, redução de edemas e hemorragias. As ferramentas da crioterapia incluem: compressa de gelo, turbilhão frio, turbilhão com gelo, massagem com gelo, spray frio e banhos de contraste.

A primeira sensação é de frio, seguida pela sensação de picada, depois de queimação ou dor e, por fim, de dormência. O tempo máximo para a sensação desta seqüência é em torno de 15 minutos, onde ocorrerá uma vasodilatação reflexa dos tecidos profundos, denominada resposta secundária. Os autores divergem quanto ao tempo mínimo e máximo de aplicação, entretanto, estima-se, que 30 minutos até 1hora pode ser um tempo razoável de aplicação, dependendo da natureza da lesão, caso clínico e individualidade biológica, devendo seguir criteriosamente a indicação de seu fisioterapeuta. Pode-se utilizar por vários períodos durante o dia, devendo para o caso observar um intervalo razoável. O gelo também pode ser utilizado na fase crônica substituindo o calor, se alterações importantes ainda persistirem. O gelo pode ser utilizado também, antes da realização de exercícios terapêuticos.

Indicado em:
• Tratamento imediato nas principais lesões do esporte;
• Para reduzir edema;
• Analgesia;
• Como pré-cinético;
• Na maioria das lesões por overuse ou sobrecarga.

Contra-indicado em:
• Doença vascular periférica;
• Fenômeno de Raynaud (espasmo arterial);
• Sensibilidade aumentada com o frio;
• Alergias ao frio;
• Alguns distúrbios reumatológicos.

BIBLIOGRAFIA

PRENTICE, W. E. Técnicas de Reabilitação em Medicina Desportiva. 3ª ed. São Paulo, Manole, 2002.
CORRIGAN, B E MAITLAND, G.D. Ortopedia e Reumatologia: Prática Clínica Diagnóstico e Tratamento. Editora premier, São Paulo, 2000.

Até a próxima!
Marcelo Luiz de Souza
Fisioterapeuta - Crefito 2: 74644-F
Tratamento de lesões - FRIO x CALOR 21833290

cupertino
cupertino
MODERADOR MASTER
MODERADOR MASTER

Mensagens : 1430
Data de inscrição : 27/03/2011
Idade : 38
Localização : Templo Gym

http://www.bodynet.com.br/bigmonstro

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 :: TREINAMENTO :: LESÕES

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos