Participe do fórum, é rápido e fácil

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

FUROSEMIDA - LASIX

2 participantes

Ir para baixo

FUROSEMIDA - LASIX Empty FUROSEMIDA - LASIX

Mensagem  cupertino Qui Jul 28, 2011 9:18 pm

O que é furosemida?

Furosemida é um diurético de alça, comercializado com o nome de Lasix ®, usado no tratamento de insuficiência cardíaca congestiva e edema. Assim como outros diuréticos, a furosemida também está incluída na lista de substâncias proibidas da Agência Mundial Antidoping, uma vez que poderia mascarar outros agentes considerados doping.

Interação da furosemida com outros medicamentos

A furosemida pode interagir com os seguintes medicamentos:
* Antibióticos aminoglicosídeos.
* Aspirina.
* Outros diuréticos.
* Indometacina.
* Lítio.
* Efeitos sinergéticos com anti-hipertensivos.
* Sucralfato.

Mecanismo de ação da furosemida

O nome Lasix é derivado do inglês "LAsts SIX hours" (demora 6 horas), referindo-se à duração da sua ação. Como outros diuréticos de alça, a furosemida age inibindo o transportador Na-K-2Cl na alça de Henle, e em menor grau nos túbulos contornados proximal e distal. Tal inibição impede a reabsorção de sódio e cloro, o que causa diminuição da pressão osmótica no sentido da reabsorção de água, a qual é então excretada em maior quantidade.

Uso clínico da furosemida

A furosemida, como um diurético de alça, é principalmente usada para:
* Edemas associados à insuficiência cardíaca, cirrose hepática, problemas renais e síndrome nefrótica.
* Hipertensão.
* Adjunto em edema cerebral/pulmonar quando a diurese rápida é necessária.

A furosemida também é algumas vezes usada para controlar hipercalcemia grave (concentração sanguínea de cálcio anormalmente elevada) em combinação com a re-hidratação adequada.

Usos indevidos da furosemida

A furosemida é incluída na lista de substâncias proibidas da Agência Mundial Antidoping, já que pode mascarar outros agentes considerados doping. Furosemida também pode ser utilizada indevidamente em esportes, particularmente onde há divisão de categorias de peso, para a perda de peso. Furosemida também é bastante usada em fórmulas para emagrecer em combinação com outras substâncias inibidoras de apetite, para funcionamento do intestino, tranqüilizantes e antidepressivos.

Efeitos colaterais da furosemida

Os principais efeitos colaterais da furosemida são os decorrente do aumento da diurese e desbalanceamento eletrolítico, como por exemplo hipocalemia e hiponatremia. Como a furosemida tende a diminuir os níveis de potássio, muitas vezes ela em administrada em conjunto com suplementos minerais. Outros efeitos colaterais mais freqüentes são:
* Náuseas e vômitos.
* Hipotensão, taquicardia ou arritmia
* Sede e boca seca.
* Alterações gastrintestinais
* Câimbras e fadiga muscular
* Fraqueza e letargia.
* Tontura.
* Agitação.

Edemas
LASIX ® é indicado para pacientes adultos e pediátricos para tratamento de edema associado a insuficiência cardíaca congestiva, cirrose hepática e doença renal. LASIX ® é particularmente útil quando existe necessidade de um agente com grande potencial diurético.

Hipertensão
LASIX ® pode ser usado em adultos para tratamento da hipertensão sozinho ou em combinação com agente anti-hipertensivos.

Contra-indicações do LASIX ®

LASIX ® é contra-indicado para pacientes com anúria ou com histórico de hipersensibilidade à furosemida.

Precauções no uso de LASIX ®

A diurese excessiva pode causar desidratação e redução do volume sanguíneo com colapso circulatório e possibilidade de trombose e embolia, particularmente em pacientes idosos. Como qualquer diurético eficiente, a furosemida pode ocasionar depleção de eletrólitos, especialmente em pacientes tomando altas doses e com restrição de ingestão de sal.

Todos os pacientes tomando LASIX ® devem ser observados para sinais e sintomas de desequilíbrio de fluidos e eletrólitos (hipocalemia, hiponatremia, alcalose, hipomagnesemia, hipocloremia): boca seca, sede, fraqueza, letargia, sonolência, agitação, dor muscular, câimbra, fadiga muscular, hipotensão, oligúria, taquicardia, arritmia, e perturbações gastrointestinais como náusea e vômito.

Pacientes tomando LASIX ® devem ser alertados que podem sofrer sintomas decorrentes da perda excessiva de fluidos e/ou eletrólitos. A hipotensão postural que algumas vezes ocorre pode ser administrada levantando devagar. Suplementos de potássio ou dietas especiais podem ser necessários para evitar hipocalemia.

Já foi observada elevação na glicose sanguínea em pacientes recebendo LASIX ®. Pacientes com diabetes mellitus devem ser alertados que a furosemida pode elevar os níveis de glicose e desta forma afetar os testes de urina de glicose.

Pacientes com hipertensão devem evitar medicamentos que elevem a pressão sanguínea. A pele de alguns pacientes pode ficar mais sensível à luz solar com o uso de furosemida.

O fluxo urinário deve estar desimpedido. Pacientes com obstrução parcial do fluxo urinário podem provocar ou agravar problemas com a retenção da urina.

LASIX ® e mulheres grávidas

Como não há nenhum estudo adequado sobre o uso de LASIX ® durante a gravidez, este só deve ser usado em mulheres grávidas quando os benefícios potenciais justificariam o risco para o feto. Tratamento com LASIX ® durante a gravidez requer o monitoramento do crescimento do feto.

LASIX ® e mulheres amamentando

Uma vez que LASIX ® aparece no leite materno, deve ser usada cautela ao administrá-lo em mães amamentando. LASIX ® pode inibir a lactação.

Reações adversas e efeitos colaterais do LASIX ®

O LASIX ® pode ocasionar as seguintes reações adversas e efeitos colaterais:

* Reações do sistema gastrointestinal: encefalopatia hepática, pancreatite, icterícia, elevação das enzimas do fígado, anorexia, irritação gástrica e oral, cólicas, diarréia, constipação, náusea, e vômito.

* Reações de hipersensibilidade sistêmica: reações anafiláticas ou anafilactóides, vasculite sistêmica, nefrite interstitial, e angiite necrosante.

* Reações do sistema nervoso central: perda de audição, zumbido no ouvido, parestesia, vertigem, tontura, dor de cabeça, visão turva, e xantopsia

* Reações hematológicas: anemia aplástica (rara), trombocitopenia, agranulocitose (rara), anemia hemolítica, leucopenia, anemia, e eosinofilia

* Reações dermatológicas: dermatite exfoliativa, penfigóide bolhoso, eritema multiforme, púrpura, fotossensibilidade, urticária, rash cutâneo, e prurido.

* Reações cardioasculares: hipotensão ortostática, e elevação nos níveis de colesterol e triglicérides no sangue.

* Outras reações: hiperglicemia, glicosúria, hiperuricemia, espasmos musculares, fraqueza, agitação, espasmos da bexiga urinária, tromboflebite e febre.
cupertino
cupertino
MODERADOR MASTER
MODERADOR MASTER

Mensagens : 1430
Data de inscrição : 27/03/2011
Idade : 38
Localização : Templo Gym

http://www.bodynet.com.br/bigmonstro

Ir para o topo Ir para baixo

FUROSEMIDA - LASIX Empty Re: FUROSEMIDA - LASIX

Mensagem  vctor Ter Jun 11, 2013 5:50 am

Estou estudando sobre diureticos agora em farmacologia, no livro deixa bem explicito para não se fazer uso da furosemida para estetica... também não adianta você ser um balofo e tomar diuretico pensando que vai emagrecer, você vai se ferrar isso sim... os profissionais que a usam, que eu saiba é em estado de contest pra deixar o bf o minimo para ficar bem condicionado na competição, não para "emagrecer" ... furosemida é o diuretico mais "forte" ... cuidado para quem for se aventurar, abraços
vctor
vctor
ASSÍDUO
ASSÍDUO

Mensagens : 90
Data de inscrição : 07/04/2011
Localização : Cochabamba

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos