Participe do fórum, é rápido e fácil

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Considerações sobre ABC2x

Ir para baixo

Considerações sobre ABC2x Empty Considerações sobre ABC2x

Mensagem  Alucard Sáb Abr 02, 2011 5:33 am

TREINO ABC2X

Este artigo tem como intuito deixar as minhas considerações quanto ao treino ABC-2X, isso baseado nas minhas próprias experiências.
O treino ABC2X ficou muito famoso no mundo todo devido ao surgimento da “Geração Saúde”, que consistia em indivíduos que eram viciados em academia e ficavam por muito tempo nesses locais. Portanto este treino era difundido dentro das academias como um vírus, pois é um treino de fácil aplicação, controle e de muitas variações. E com tanta praticidade passou a ser o preferido dos Instrutores preguiçosos de todas as academias.
Este treino consiste basicamente em dividir o corpo em 3 partes e treiná-lo 2 vezes em uma semana, sendo o treino “A” nas segundas e quintas, treino “B” nas terças e sextas e treino “C” nas quartas e sábados, tendo apenas o domingo de OFF.
Este é um treino de fácil aplicação, pois divide o corpo em 3 partes, o que facilita lembrar qual músculo deve ser trabalhado no dia.
Este treino é considerado fácil de ser controlado, pois com ele você consegue trabalhar a intensidade do treino usando como termômetro o próprio corpo, ou a dor que este propicia.
E é um treino com muitas variações, pois você pode facilmente controlar a mudança de exercícios ou até de deixá-lo mais ou menos volumoso.
A montagem mais difundida deste tipo de treinamento é o clássico PEITO/TRICEPS (A), COSTAS/BICEPS (B) e OMBROS/PERNAS (C). É a forma mais difundida por aplicar uma lógica simples, trabalha um músculo grande e logo em seguida trabalha seu antagonista, ou seja, o músculo pequeno que está sempre auxiliando na execução do exercício do músculo grande, tal como peito e tríceps que tem um exemplo fantástico dessa execução que é o SUPINO para peito e o SUPINO FECHADO para tríceps, são exercícios praticamente iguais que mudam apenas a pegada.
Mas existem outras montagens para esse tipo de treino, onde já vi e já fiz todas a seguir: Peito/Costas, Bíceps/Tríceps, Pernas/Ombro ou o preferido dos frangos Peito/Bíceps, Costas/Tríceps, Ombro/Pernas ou Peito/Ombros, Bíceps/Tríceps, Costas/Pernas ou tantas outras como forem possíveis suas variações.
Dentro destas montagens o praticante do ABC2X também pode definir se quer um treino mais ou menos volumoso, pois pode facilmente controlar a quantidade de exercícios que seu músculo esta necessitando. No meu caso os treinos volumosos têm surtido muito mais efeitos, não só na quantidade de exercícios, mas também na quantidade de repetições, por exemplo, um treino de Peito com 5 exercícios, sendo 3 compostos e 2 isoladores, para muitos é um absurdo, mas para outros tantos não passa de rotina com aproveitamento. E como exemplo para treino menos volumoso pegando o mesmo supracitado posso montar um treino de Peito com apenas 3 exercícios, sendo 2 compostos e 1 isolador (Supino reto+supino inclinado+Voador). Em ambos os casos terminar o treino de Peito e começar o treino seguinte em condições de excelentes séries e repetições.
Mas como nem tudo são flores, conheci também algumas fragilidades deste treino, como grande exemplo a montagem equivocada da sessão de treinamento, vou citar um exemplo meu, montei o treino preferido da Frangalhada, (aquele Peito/Bíceps, Costas/Tríceps, Ombro/Pernas) o erro está em você treinar o antagonista antes do músculo principal, ou seja, eu treinei peito/bíceps na segunda, e na terça quando fui treinar as Costas o bíceps que é o antagonista dele estava detonado e falhando antes do músculo principal. Outra fragilidade é o problema de treinar Ombros num dia e peito no outro, já vimos muita gente reclamando disso, o que não é o meu caso.
Aí você pode me perguntar, Alucard qual seria a melhor divisão ou montagem desse treino, e eu repondo a você o seguinte, cara essa é fácil você deve estar sempre atento as necessidades do seu corpo e estar testando as variações que dão certo com você e só assim montar o treino ideal para você, pois essa é uma questão muito pessoal.
Amigos, aqui explanei algumas características desse treino bacana e que muito me agrada, espero que esta leitura os agrade e esclareça alguma duvida que possa haver em suas cabeças.

By ALucard
Alucard
Alucard
PRÉ-INTERMEDIÁRIO
PRÉ-INTERMEDIÁRIO

Mensagens : 278
Data de inscrição : 02/04/2011
Idade : 48
Localização : Vila Velha-ES

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos