Participe do fórum, é rápido e fácil

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O que é distensão muscular

4 participantes

 :: TREINAMENTO :: LESÕES

Ir para baixo

O que é distensão muscular Empty O que é distensão muscular

Mensagem  cupertino Ter Set 13, 2011 9:22 pm

Postado por Profª Esp. Denise Carceroni


Quem pratica esportes ou faz exercícios com frequência, possivelmente já teve pelo menos uma vez distensão muscular. As distensões musculares não são privilégio de atletas podem acontecer com qualquer pessoa e também podem ocorrer em situações cotidianas.

Entendendo seus músculos

Todo músculo saudável tem capacidade de se contrair, se relaxar e se estirar. Isso ocorre através de um complexo mecanismo mecânico e bioquímico, explicado pela teoria dos filamentos deslizantes. As capacidades de contração e estiramento tem um limite que quando excedido causam lesões.

A lesão causada no estiramento do músculo é conhecida como distensão muscular ou estiramento muscular, ela ocorre por um alongamentodas fibras além do seu estado fisiológico ou na fase excêntrica do movimento quando o músculo excede seu comprimento máximo causando o rompimento das fibras.

Tipos de distensão muscular

1º Grau – é a mais comum. Acontece quando há um rompimento de algumas fibras musculares. A dor é localizada, aparece durante a contração contra-resistência e geralmente não aparecem em repouso. Inicialmente a dor não é intensa e permite a continuidade das atividades, ela se intensifica no dia seguinte, quando o corpo esfria.

2º Grau – Ocorre o rompimento de uma maior quantidade de fibras. Durante o exercício há uma sensação de fisgada, de algo “rasgado”, o que realmente ocorre. Não é possível continuar a atividade em função da dor causada.

3º Grau – Há uma rutura completa do músculo. É a mais incomum, acontece em menos de 1% dos casos. A dor é muito intensa, o edema e o hematoma são visíveis, a lesão é palpável e o tratamento geralmente é cirurgico. Muitas vezes, não têm-se condições de movimentar a região do corpo onde houve a lesão.
Recuperação: cerca de 21 dias.
Causas da distensão muscular

Diminuição na quantidade de colágeno, proteína responsável pela elasticidade do músculo, que pode ocorrer em função do envelhecimento.
Problemas nutricionais podem causar perda da elasticidade muscular.
Desequilíbrio de força entre os músculos agonista e antagonista.
Técnica de execução do movimento incorreta
Aceleração e desaceleração rápida do movimento inibindo mecanismos naturais de proteção muscular (OTG – Orgão Tendinoso de Golgi e Fuso Muscular).

Músculos mais atingidos

Qualquer músculo pode sofrer uma distensão muscular, mas existem alguns mais propensos à este tipo de lesão. São eles: posteriores da coxa, os músculos da panturrilha, musculatura interna da coxa (adutor) e o músculos anteriores da coxa (quadríceps). A parte geralmente atingida é a junção músculo-tendão ou a região distal do ventre muscular

Tratamento da distensão muscular

A medida imediata é aplicação de gelo com elevação do membro e suspensão da atividade. Nos casos mais leves apenas o repouso durante alguns dias será suficiente para a recuperação.

Em casos mais graves é necessário fazer fisioterapia com o uso de aparelhos e crioterapia para diminuir a inflamação e promover o alívio da dor, além do uso de exercícios terapêuticos.
Prevenção da distensão muscular

A distensão muscular pode ser prevenida fazendo um bom trabalho de condicionamento físico, trabalhando os músculos de forma equilibrada, sem esquecer do trabalho de flexibilidade. Manter-se hidratado e bem nutrido e respeitar os limites individuiais, também ajudam na prevenção.


fonte: fiqueinforma.com
cupertino
cupertino
MODERADOR MASTER
MODERADOR MASTER

Mensagens : 1430
Data de inscrição : 27/03/2011
Idade : 38
Localização : Templo Gym

http://www.bodynet.com.br/bigmonstro

Ir para o topo Ir para baixo

O que é distensão muscular Empty Re: O que é distensão muscular

Mensagem  Heraldo Costa Ter Set 13, 2011 9:48 pm

bom documentário...mas dou graças a Deus que em 8 anos de treino nunca tive uma lesão...
Heraldo Costa
Heraldo Costa
MODERADOR MASTER
MODERADOR MASTER

Mensagens : 1282
Data de inscrição : 11/04/2011
Idade : 41
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

O que é distensão muscular Empty Re: O que é distensão muscular

Mensagem  cupertino Qua Set 14, 2011 7:10 pm

tb não heraldo, a única coisa que me incomoda é uma dor no cotovelo, mais só sinto ela quanto faço tríceps testa na barra.
cupertino
cupertino
MODERADOR MASTER
MODERADOR MASTER

Mensagens : 1430
Data de inscrição : 27/03/2011
Idade : 38
Localização : Templo Gym

http://www.bodynet.com.br/bigmonstro

Ir para o topo Ir para baixo

O que é distensão muscular Empty Re: O que é distensão muscular

Mensagem  Heraldo Costa Qua Set 14, 2011 10:00 pm

cupertino escreveu:tb não heraldo, a única coisa que me incomoda é uma dor no cotovelo, mais só sinto ela quanto faço tríceps testa na barra.

a unixca dor que tive foi em um nervo chamado triceps braquial..mas nunca mais tive..acho que el já aguentou a pressão rsrsrsr
Heraldo Costa
Heraldo Costa
MODERADOR MASTER
MODERADOR MASTER

Mensagens : 1282
Data de inscrição : 11/04/2011
Idade : 41
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

O que é distensão muscular Empty Re: O que é distensão muscular

Mensagem  Yellow Piss Squad [!] Qui Set 15, 2011 9:04 am

Bom artigo brów Cupertino

Eu cá tenho uma lesão no ombro que não é nada agradavel Mad

Cump's [ ]
Yellow Piss Squad [!]
Yellow Piss Squad [!]
ASSÍDUO
ASSÍDUO

Mensagens : 109
Data de inscrição : 29/06/2011
Idade : 33
Localização : Algarve, Tuga

Ir para o topo Ir para baixo

O que é distensão muscular Empty Re: O que é distensão muscular

Mensagem  Heraldo Costa Qui Set 15, 2011 12:14 pm

Yellow Piss Squad [!] escreveu:Bom artigo brów Cupertino

Eu cá tenho uma lesão no ombro que não é nada agradavel Mad

Cump's [ ]

isso aí que é fogo...
bom...lesão treinando eu nunca tive...mas na época que servi o exército eu quebrei o tornozelo...sempre sinto uma dor...mas essa dor é mais na junta (quando faz o movimento de andar) mas no outro dia, ja não sinto mais nada...

esse é o problema de quem já quebrou algum osso...na época eu quebrei o tornozelo em 3 partes(cai de uma altura de 9 metros) foi o calcâneo, maleolo e outro osso que eu esqueci...tenho um chamado "calo ósseo," e acho que deve ser ele causador dessas dorzinhas chatas... sei que tem cirurgia para reduzir essa camada de osso excessiva...mas talvez eu deixe para os próximos anos isso...
essa dor geralmente vem mais intensa quando eu faço aeróbico, ou seja, após o aeróbico..durante eu não sinto nada, pois com o corpo quente...mas após eu sinto uma dorzinha, mas aí é só andar que a dor vai passando e o pé(ou o nervo, de fato não sei) se acostuma com o movimento, aí fico tranquilo...as dores param...
falei para um médico da AMIl..ele é ortopedista, ele disse que tem quase certeza que deve ser o calo osseo que deve comprimir um pouco o nervo.
mas é uma dor bem suportavel..nada de tão dolorido assim, é só um incomodo bem levezinho devido a esse local ser fraturado anteriormente
mas seria bom se eu não tivesse isso. Neutral
Heraldo Costa
Heraldo Costa
MODERADOR MASTER
MODERADOR MASTER

Mensagens : 1282
Data de inscrição : 11/04/2011
Idade : 41
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

O que é distensão muscular Empty Re: O que é distensão muscular

Mensagem  gust20 Dom Out 23, 2011 11:00 am

eu acho que eu to com lesão nivel 2 =(
gust20
gust20
INICIANTE
INICIANTE

Mensagens : 2
Data de inscrição : 22/10/2011
Idade : 30
Localização : Tatuapé

Ir para o topo Ir para baixo

O que é distensão muscular Empty Re: O que é distensão muscular

Mensagem  Heraldo Costa Dom Out 23, 2011 12:28 pm

gust20 escreveu:eu acho que eu to com lesão nivel 2 =(

o que vc tem?
para saber mesmo só indo no médico
Heraldo Costa
Heraldo Costa
MODERADOR MASTER
MODERADOR MASTER

Mensagens : 1282
Data de inscrição : 11/04/2011
Idade : 41
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

O que é distensão muscular Empty Re: O que é distensão muscular

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 :: TREINAMENTO :: LESÕES

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos