Participe do fórum, é rápido e fácil

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Medicina Esporrtiva(Posso treinar?) Saibam.

Ir para baixo

Medicina Esporrtiva(Posso treinar?) Saibam. Empty Medicina Esporrtiva(Posso treinar?) Saibam.

Mensagem  MARCELO RIOS Ter Fev 25, 2014 1:13 pm

Os benefícios da prática regular de exercícios físicos são amplamente conhecidos e a luta contra sedentarismo, comprovadamente, traz frutos positivos no que se refere à qualidade de vida e à longevidade.

Quem se exercita vive mais e melhor, quando comparado aos sedentários.
Mas, é seguro fazer exercícios? Devem ser tomadas algumas precauções antes de iniciar?

Felizmente, as complicações cardiovasculares do tipo infarto do miocárdio e parada cardíaca, em decorrência da prática de atividades físicas, são raras e em grande parte evitáveis. A incidência de morte súbita durante o exercício varia de acordo com a população estudada.

Em atletas em idade escolar a ocorrência é de 1 morte para cada 200.000 atletas; em maratonistas é de 1 morte para cada 50.000 corredores e na população adulta em geral é de 1 morte para cada 18.000 indivíduos saudáveis. Na esmagadora maioria das vezes, esse tipo de complicação ocorre em indivíduos já portadores de doenças cardíacas não diagnosticadas, fazendo com que uma triagem prévia ao exercício consiga minimizar o número de complicações .

Para você tirar as suas dúvidas e iniciar os seus exercícios com segurança, a seguir descreveremos duas formas bastante simples para identificação dos potenciais riscos cardiovasculares do exercício.

Um questionário muito simples chamado de PAR-Q foi desenvolvido no Canadá com o objetivo de identificar quem necessita de uma avaliação médica prévia, antes de iniciar um programa de exercícios. Esta sigla é derivada das iniciais em inglês de (P) Physical (A) Activity (R) Readiness (Q) Questionnaire, ou Questionário de Prontidão paraAtividade Física.

O questionário, a seguir, deve ser respondido apenas como SIM ou NÃO.
Alguma vez o seu médico alertou que você é portador de alguma doença cardíaca e que você deve fazer somente atividade física supervisionada?

Você sente dor no peito quando faz atividade física?

No último mês você teve dor no peito, quando não estava fazendo atividade física?

Você apresenta tonturas com freqüência, ou alguma vez já perdeu a consciência? (Apresentou desmaios?)

Você é portador de algum problema osteoarticular, que lhe impeça de praticar atividade física?

Você sabe de alguma outra razão pela qual você não deveria praticar atividade física?

Se a resposta para todas as perguntas foi NÃO, você poderá iniciar um programa de exercícios físicos de leve a moderados, sem necessitar de avaliação médica. Caso tenha respondido SIM à alguma dessas perguntas, é aconselhável uma consulta com seu médico, antes de iniciar.

Outra forma, um pouco mais detalhada, de identificar os indivíduos com risco para o exercício, elaborada pelo Colégio Americano de Medicina Esportiva, é indagando sobre a presença de sintomas ou sinais sugestivos de doença cardíaca e de fatores de risco para doença arterial coronariana.

Principais sinais ou sintomas sugestivos de doença cardiopulmonar

Dor ou desconforto no peito, pescoço, queixo, braços ou outras áreas que podem ser de natureza
isquêmicas (ou obstrução nas artérias coronárias)
Respiração curta em repouso ou com exercício suave
Vertigem ou desmaio
Falta de ar parado em pé ou quando inicia abruptamente durante o sono
Edema de tornozelos
Palpitação ou taquicardia
Claudicação intermitente (dor progressiva nas pernas durante a caminhada, que alivia com o repouso, mas volta a doer logo que o exercício é reiniciado)
Sopro no coração
Fadiga incomum ou encurtamento da respiração com atividades
Fatores de risco principais para doença arterial coronariana

Idade. Homens: 45 anos; mulheres: 55 anos, ou menopausa prematura sem suplementação de estrogênio.
História familiar. Infarto do miocárdio ou morte súbita antes dos 55 anos do pai ou de outro parente masculino de primeiro grau; ou antes dos 65 anos de idade da mãe ou outro parente de sexo feminino de primeiro grau.
Fumante habitual
Hipertensão arterial
Colesterol elevado. Colesterol total maior que 200md/dl ou HDL
Diabete melito
Vida sedentária
Baseado nesses sinais e sintomas e na faixa etária, podemos identificar 3 categorais de indivíduos: os aparentemente saudáveis; os que estão em risco aumentado; e os já com doença conhecida. Em relação à idade, classificamos como jovens os homens com menos de 40 anos e as mulheres com menos de 50 anos. Acima dessas faixas etárias, os indivíduos são classificados como idosos

Aparentemente Saudáveis
Não apresentam nenhum sinal ou sintoma de doença e referem não mais de 1 fator de risco principal para doença arterial coronariana

Liberação para o exercício ? Os jovens estão liberados para qualquer intensidade de exercício, sem necessitar de avaliação médica prévia. Os idosos devem passar por avaliação médica, somente, se desejarem praticar atividade física intensa (intensidade de exercício que leve à fadiga em menos de 20 minutos) Em risco aumentado

Apresentam sinais ou sintomas sugestivos de doença, ou dois ou mais fatores de risco principais para doenças arterial coronariana.

Liberação para o exercício ? Nesse grupo de risco, a prática de atividade física intensa sempre deverá ser precedida de avaliação médica. No caso de não haver sintomas sugestivos de doença, as intensidades de exercício leve e moderada (intensidade de exercício que permita que a atividade física possa ser realizada, com conforto, por 60 minutos) podem ser liberadas sem necessitar de avaliação médica prévia.

Com doença conhecida
Indivíduos com problemas médicos graves conhecidos.

Liberação para o exercício ? Qualquer atividade física deve ser precedida de avaliação médica. Procure identificar em que nível de risco você se encontra. Caso as suas respostas indiquem que você precisa passar por uma avaliação médica inicial, não deixe de consultar o seu médico. Se você já está liberado para começar, não perca tempo e comece logo a usufruir dos benefícios do exercício, respeitando os seus limites.



Fonte: http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?726&-eu-posso-fazer-exerciciosij

Fonte: www.jiu-jitsuforumeiros.com/
MARCELO RIOS
MARCELO RIOS
MODERADOR
MODERADOR

Mensagens : 71
Data de inscrição : 13/07/2012
Idade : 49
Localização : Jacarepaguá/Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos