Participe do fórum, é rápido e fácil

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Adaptações hormonais ao treinamento de Corrida de Rua

 :: DIVERSOS :: Sala Livre

Ir para baixo

Adaptações hormonais ao treinamento de Corrida de Rua Empty Adaptações hormonais ao treinamento de Corrida de Rua

Mensagem  cupertino Sex Mar 23, 2012 10:38 am

Por: Greiciely Lopes, Personal Trainer.

Os hormônios controlam as funções corporais atuando como intermediários entre o sistema nervoso e o órgão-alvo (elaboração e efetuação da resposta a determinado estímulo). São reguladores fisiológicos que aceleram ou desaceleram reações fisiológicas

Determinados hormônios são liberados com o estímulo do exercício físico e eles podem afetar o desempenho esportivo. A principal adaptação é a hipertrofia das glândulas hormonais, que causa maior secreção hormonal, o que promoverá a melhora na utilização das reservas de energia, aumentando a performance. Os hormônios de maior interesse de estudo são o testosterona, o hormônio de crescimento (GH), a insulina, e o cortisol.

Testosterona

É um dos principais hormônios anabólicos do organismo. Em estudo publicado por Crewther et al. (2006), foram encontradas diferenças significativas no aumento da concentração de testosterona após um protocolo de exercícios aeróbios. Ou seja, o treino aeróbio, ao contrário do que se pensava, é capaz de promover o anabolismo muscular.


Hormônio de Crescimento (GH)

Age no processo de expressão de enzimas aeróbias, acarretando no aumento de dosempenho pela melhora na utilização de substratos para o exercício. Além disso, age como conversor na utilização de substratos durante o exercício. Um estudo realizado por Fernádez-Pastor et al. (1999) demonstrou que sua liberação, após 20 minutos de corrida, ocasionou a troca de carboidrato pela gordura como combustível para o exercício. A economia da glicose durante a corrida ajuda a evitar a fadiga do sistema nervoso central.


Insulina

Tem a função de suprimir a degradação muscular no período de recuperação pós-exercício, afetando positivamente a síntese de proteínas. A ação da insulina é potencializada com o aumento da resistência causado pelo treinamento aeróbico.


Cortisol

Transtornos como o estresse, má alimentação e cargas excessivas de treino estimulam a glândula pituitária anterior (hipófise), que dá comando ao córtex adrenal para que libere o cortisol. Na célula, este hormônio se ligará ao seu receptor e acentuará a degradação protéica. No entanto, o cortisol não possui apenas efeitos negativos na performance! Ele ajuda no fornecimento de oxigênio e de energia e estimula o coração (pela ação das catecolaminas circulantes) e o cérebro.

A hidratação parece ter influência significativa na liberação de cortisol! Comprovou-se que atletas de corrida com menores índices de hidratação apresentam maiores concentrações de cortisol quando comparados com atletas mais bem hidratados. Essa descoberta aponta para a importância da hidratação durante a prática da corrida.



Referência:
EVANGELISTA, A. Treinamento de Corrida de Rua. Uma abordagem fisiológica e metodológica. São Paulo, 2009.


cupertino
cupertino
MODERADOR MASTER
MODERADOR MASTER

Mensagens : 1430
Data de inscrição : 27/03/2011
Idade : 38
Localização : Templo Gym

http://www.bodynet.com.br/bigmonstro

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 :: DIVERSOS :: Sala Livre

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos