Participe do fórum, é rápido e fácil

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entenda melhor sobre a sinergia muscular

Ir para baixo

Entenda melhor sobre a sinergia muscular Empty Entenda melhor sobre a sinergia muscular

Mensagem  Heraldo Costa Seg Set 10, 2012 8:11 am

Entenda melhor sobre a sinergia muscular

A sinergia faz a diferença para diversos aspectos. Mas você sabe o que é sinergia?? Descubra nesse artigo.


Não treinar peito no dia após o treino de tríceps ou não treinar bíceps no dia após costa, são alguns exemplos desse tipo de erro.

[ad#2]Mas, muitas vezes, sinergia muscular vai um pouco além disto. Sinergia muscular, envolve todos os músculos do corpo, inclusive os estabilizadores (controle). Músculos tão ou mais importantes quanto os principais que, indiretamente acabam sendo trabalhados juntamente com os grupos primários.

Os grupamentos musculares auxiliares ou de estabilidade são como se fossem o alicerce de uma casa, onde as paredes constituem grande parte da proteção e da estabilidade, mas necessitam ser fixadas em algum ponto mais firme (e nem sempre tão visível).

Um exemplo clássico, é o abdômen. Talvez esse grupamento muscular seja o que gere maior estabilidade para quase todos os exercícios. Desde o levantamento Terra, até a extensão de tríceps, agachamento livre e, pasme supino. Aliás, você já deve ter bem observado que é comum sentirmos dor (principalmente na região oblíqua do abdômen) após um treinamento pesado com exercícios compostos, não é mesmo? Isso deve-se a as contrações que chamo de semi-involuntárias exercidas pelo corpo durante o exercício para aderir estabilidade e fixar alguns pontos.

Seria praticamente impossível realizar uma boa extensão de tríceps sem uma contração bem-feita no abdômen. Você, provavelmente bambearia de um lado para o outro.

Outro ponto muito comum na estabilidade física, é a musculatura da região lombar que ajudar a manter não tão somente a estabilidade, mas a estrutura e a postura. Você consegue imaginar a realização de um pulldown (principalmente o nuca) sem uma contração adequada desta região? Provavelmente, você curvaria a coluna para frente, fazendo um semi-arco e, realizaria o exercício comprimindo e sobrecarregando negativamente as vértebras da coluna. A capacidade de isolar e atingir a musculatura desejada também seria de menor eficácia. Além disso, devemos ficar sempre atentos a lesões nessa região, que podem (e geralmente, de fato comprometem) comprometer todo um trabalho não só na academia, mas nas atividades do dia-a-dia.

Portanto, é sempre interessante que se saiba onde encaixar os treinos que envolvem músculos auxiliares e estabilizadores pois, eles realmente necessitam de descanso, como qualquer outro grupamento. Aliás, até mais, pois são, geralmente repetidamente recrutados. Além disso, é importante que haja o devido fortalecimento desse tipo de região, como abdômen, lombar, manguito rotator e outros.
Heraldo Costa
Heraldo Costa
MODERADOR MASTER
MODERADOR MASTER

Mensagens : 1282
Data de inscrição : 11/04/2011
Idade : 41
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos