Participe do fórum, é rápido e fácil

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Enlatado não faz mal à saúde

Ir para baixo

Enlatado não faz mal à saúde Empty Enlatado não faz mal à saúde

Mensagem  cupertino Dom Mar 27, 2011 9:33 pm

Quem cresceu ouvindo que enlatados são sinônimos de conservantes vai se surpreender. Na lata de aço o alimento não tem conservantes químicos, diferentemente do embalado em pet.

Maristela Simeão de Paschoa


É crescente a preocupação do consumidor com a saúde. Isso explica o constante investimento da indústria alimentícia em pesquisas de produtos mais leves e saudáveis. O que o consumidor ainda não sabe – e as indústrias esquecem de avisar – é que na lata de aço o alimento não tem conservantes químicos, o que vai diretamente ao encontro das novas tendências de consumo.

Hoje as latas são fabricadas dentro de altíssimos padrões de tecnologia e qualidade, atendendo a todas as necessidades dos mais exigentes consumidores. Uma dona-de-casa preocupada com o bem-estar de sua família deve saber, por exemplo, que o atum em lata leva óleo vegetal, sal e é cozido dentro da latinha de aço sem qualquer aditivo. Ou que o óleo de soja embalado em aço não precisa de nenhum conservante químico, diferentemente do embalado em PET, que precisa de aditivos químicos para tratamento para a coloração e proteção contra a ação da luz, que oxida o alimento.

Prova do efeito do tipo de embalagem no alimento é a atual discussão sobre os males do filme plástico de PVC, que em contato com alimentos gordurosos pode causar câncer e infertilidade. A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgou estudo recente que revela a presença de substâncias tóxicas acima do índice permitido nos filmes plásticos.

Para quem cresceu ouvindo que os enlatados são sinônimo de conservantes e sempre foi alertado para não comer esse tipo de alimento pode ser surpreendente descobrir que a lata é a melhor opção em termos de saúde e segurança. Quem diria que comprar na feira o legume fresco e cozinhá-lo na sua própria casa é menos saudável que sua versão enlatada? Pois é: a verdade é que o alimento na lata conserva melhor os nutrientes. Se os mesmos legumes forem cozidos no “fogão lá de casa”, esses nutrientes perdem-se na fervura.

Pesquisadores de todo o mundo têm estudado as vantagens das latas de aço. Pesquisa divulgada recentemente pela Universidade de Cornell, dos Estados Unidos, comprovou que os alimentos em embalagem de aço conservam mais propriedades nutritivas. O aço também é barreira contra a luz e o oxigênio, que destroem ou comprometem a integridade de diversos nutrientes.

Exigir saúde, sabor e segurança, mais do que garantidos pela lata de aço, é uma tendência mundial, da qual o nosso país vem tomando consciência. Na Europa e EUA, como no Brasil, os consumidores dão preferência a produtos embalados de forma saudável, natural e ambientalmente sustentável. Não é por coincidência que por lá o consumo de embalagens de aço é de 10 quilos/ano por habitante, contra 4 quilos/ano no Brasil. O que é necessário agora é que os brasileiros tomem consciência de como escolher o alimento embalado da melhor forma, para a saúde e a segurança de sua família.

Fonte: ISTOÉ GENTE

Maristela Simeão de Paschoa é nutricionista e professora de dietoterapia do Instituto Paula Souza, que pertence ao Estado de São Paulo, e é especializado em educação e pesquisa em nutrição[img][URL=http://img858.imageshack.us/[/img]
cupertino
cupertino
MODERADOR MASTER
MODERADOR MASTER

Mensagens : 1430
Data de inscrição : 27/03/2011
Idade : 38
Localização : Templo Gym

http://www.bodynet.com.br/bigmonstro

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos