Participe do fórum, é rápido e fácil

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Perda de massa magra x aeróbicos.

Ir para baixo

Perda de massa magra x aeróbicos. Empty Perda de massa magra x aeróbicos.

Mensagem  cupertino Dom Abr 08, 2012 9:44 am

Perda de massa magra x aeróbicos. 40409210


Na academia, é comum que as pessoas ouçam termos os quais não tenham familiaridade. Catabolismo e Anabolismo fazem parte desta categoria. Compreendendo como funcionam, os seus treinos poderão ter ainda mais resultados. Antes de falar a respeito do que é, como acontece, é necessário que o aluno conheça um pouco da constituição muscular.

Nos vertebrados existem três tipos de músculos: esquelético, liso e cardíaco.

O músculo esquelético é responsável pelo movimento do nosso corpo, sofre contração voluntária, desencadeada por impulso nervoso motor; o músculo liso é responsável pela ação das vísceras e, o cardíaco, pelo funcionamento do coração, sendo suas contrações involuntárias e controladas pelo Sistema Nervoso Autônomo. Pensando em atividade física e Musculação, falaremos um pouco a respeito do músculo estriado esquelético.

O músculo esquelético é formado basicamente por dois tipos principais de proteínas, que são responsáveis pela contração muscular: a actina e a miosina. É do glicogênio muscular que a miosina tira a energia necessária para que haja a contração muscular. O carboidrato complexo é a principal fonte deste glicogênio para o músculo.

Em um caso extremo de overtraining pode acontecer a depleção total do glicogênio muscular, levando o músculo a utilizar outras fontes energéticas mais imediatas para a sua necessidade, em alguns casos, até mesmo consumindo a proteína constituinte de sua organização. Esse processo de degradação protéica é conhecido também como autólise.

Catabolismo é a queima da massa magra, ou melhor, é a destruição metabólica de várias substâncias intramusculares – glicogênio, água, proteínas contráteis e não-contráteis, entre outras – que ocorre durante o treinamento. Quanto mais intenso o treino, maior o catabolismo, como suas causas podem ser definidas falta de sono, estresse, alimentação inadequada, bebida alcoólica, treino extenuante que passe da intensidade considerada normal, etc.

A autólise da proteína muscular está sempre presente no nosso dia-a-dia, mas é claro que as atividades anabólicas devem suprir esse déficit que temos durante o exercício e isso só acontece quando repousamos e nos recuperamos da sessão de treinamento.

O Anabolismo é o contrário, é o desenvolvimento da massa muscular, também chamada de hipertrofia. Influenciam o anabolismo: sono suficiente, alimentação adequada (com suplementação alimentar somente se necessário), periodização do treinamento, atividades físicas voltadas para a recuperação, repouso, reposição hormonal (não recomendada, a não ser por indicação médica).

Podemos dizer que quando as adaptações anabólicas são maiores que as catabólicas, sendo que elas acontecem simultaneamente no nosso organismo, acontece hipertrofia muscular.

Caso este processo ocorra de forma inversa, resultará em catabolismo, com atrofia muscular ou perda de massa magra. Entretanto, o aluno não deve se assustar e achar que não cresce por esse motivo. É importante saber que o catabolismo só acontece em casos extremos, ou em casos patológicos, os quais o organismo não tem condições de sintetizar proteína, ou em atletas que passam por sessões estafantes de treinamento e sem super compensação.

No ambiente de academia, fora do treinamento visando rendimento e performance, é muito difícil acontecer. Para evitar esse processo, basta se alimentar adequadamente de acordo com a fase de treinamento, repousar e recuperar nos momentos estipulados na periodização. Desta forma acontecerá uma super compensação e a recuperação dos reservatórios energéticos.

É notável uma "neura" em relação à atividade aeróbia por parte dos praticantes de musculação, achando que meia hora de esteira, duas vezes na semana, comprometerá a massa magra conquistada. Vale ressaltar que o catabolismo, nestes casos, será muito difícil de acontecer, desde que o aluno siga as recomendações sugeridas. Se o aluno fizesse três treinos de corrida por dia, em alta intensidade, de segunda à sexta-feira, aí sim seria preocupante.

Fonte: Henrique Gavini , Bacharel em Treinamento Esportivo no curso de educação física pela UNICAMP. Pós- graduado em Fisiologia do Exercício pela UNIFESP.
cupertino
cupertino
MODERADOR MASTER
MODERADOR MASTER

Mensagens : 1430
Data de inscrição : 27/03/2011
Idade : 38
Localização : Templo Gym

http://www.bodynet.com.br/bigmonstro

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos